Volvo CE lança caminhão rígido R60 para mineração e pedreiras
Nova aposta da Volco CE para mineradoras e pedreiras, o modelo R60 tem peso líquido de 44,8 t e capacidade para até 54 t de carga.
Com 4,6 m de altura, 5,9 m de altura e 10 m de comprimento, o equipamento se soma à família de caminhões rígidos da Volvo no Brasil, que também oferece no país os modelos R70D (65 t) e R100E (95 t).
“O R60 é altamente eficiente, resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos já aprovados em operações ao redor do mundo”, assegura Boris Sánchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo CE na América Latina.
Segundo a montadora, o R60 é um projeto novo e moderno que privilegia a produtividade e a segurança. Itens como a telemetria, powertrain atualizado e desenho da caçamba elevam a eficiência do caminhão, que é fabricado na Escócia e conta com suporte global da marca.
Equipado com cabine ROPS/FOPS, o novo R60 traz estação do operador posicionada à esquerda, oferecendo visão livre auxiliada por retrovisores de área ampla. Além disso, o para-brisa amplifica a visão frontal, com uma melhora significativa da segurança da operação.
Dentro do veículo, uma série de recursos prometem entregar conforto aprimorado, incluindo ambiente climatizado, monitores posicionados ergonomicamente, controles responsivos, assento e volante ajustáveis com suspensão pneumática.
O sistema de câmeras Smart View garante visão panorâmica de 360° da zona de trabalho. Já a caçamba traz desenho que centraliza a carga, posicionando o centro de gravidade mais próximo do chão e melhorando assim a estabilidade.
Outro recurso importante para a segurança e performance da operação são os dois sistemas para controle em declives. O retardador da transmissão limita o travamento das rodas, enquanto o modulador do freio traseiro ajuda a manter uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima do caminhão é de 61 km/h.
Sistema de pesagem a bordo, o On-Board Weighing fornece informações sobre a carga útil em tempo real. Outro opcional que intensifica os resultados da operação é o sistema de telemetria para o acompanhamento remoto da operação.
O R60 também promete manutenção simplificada, com menor número de pinos e buchas de suspensão (15 no total), por exemplo, a maior parte de tamanho único.
“O Brasil passa por um momento em que projetos que estavam parados começam a sair do papel. Isso aumenta a demanda para diversos tipos de máquinas, incluindo caminhões rígidos”, afirma Marcelo Magalhães, head de contas estratégicas da Volvo CE.
“Estamos otimistas, não só com o novo R60, mas também com o potencial de mercado para toda a linha de caminhões rígidos”, finaliza o executivo.