Volvo lança pá carregadeira L200H HL na América Latina

A Volvo anuncia o lançamento da pá carregadeira L200H HL (High Lift) na América Latina. Segundo a fabricante, o principal destaque da novidade do portfólio é o aumento da capacidade de carga.

Equipado com nova gama de garras, o modelo é capaz de carregar até 11,2 toneladas de toras, ou 27% a mais que a versão anterior da marca para o segmento (L180H HL).

O conjunto frontal da nova pá carregadeira traz unidade rotativa totalmente redesenhada e reforçada. Além disso, os pneus 875 – mais largos e com a mesma dimensão – agora são de série, proporcionando maior estabilidade e agilidade na operação.

Com reforços adicionais, a L200H High Lift é projetada para trabalhar com mais metros cúbicos por hora, assegura a fabricante. O sistema de braço de alta elevação empilha até 6,9 m de altura, o que potencializa o espaço no pátio em até 60% em comparação à carregadeira convencional.

A base da máquina também trabalha em superfícies irregulares, sem necessidade de áreas pavimentadas ou concretadas. Já o acesso direto aos pontos de serviço permite manter os custos de manutenção baixos e otimizar o tempo de máquina disponível na operação.

Outro destaque do modelo é a tecnologia embarcada, que promete reduzir o consumo de combustível em até 15%.

Parte disso deve-se à transmissão com a funcionalidade Optishift, composta por um novo conversor de torque e de uma função de reversão de sentido de direção por frenagem (Reverse-by-Braking – RBB), exclusiva da marca.

“A economia de combustível é possível porque a função de bloqueio (Lock-up) eleva a eficiência do conversor de torque de 85% para 100% durante operações de deslocamento”, explica a empresa.

Para incrementar a operação, a nova L200H HL vem também com ‘Co-pilot Load Assist’ e outros aplicativos de assistência.

O app ‘Operator Coaching’, por exemplo, auxilia o operador e amplifica o desempenho durante a movimentação da máquina, enquanto o ‘Tire Pressure Monitoring System’ controla a temperatura e pressão dos pneus, para garantir maior vida útil aos componentes.

Outras características do novo modelo incluem a funcionalidade CMS (Colision Mitigation System), que reconhece obstáculos e freia a máquina automaticamente, além de câmeras traseira e frontal integradas e pacote de iluminação com 22 luzes de LED.

“A nova L200H High Lift entrega muito mais versatilidade, eficiência do combustível e alta produtividade para um segmento em pleno crescimento em todo o continente”, comenta Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

Fonte: Revista MT