Volvo CE testará carregadeiras com controle remoto e soluções autônomas

A Telia, a Ericsson e a Volvo Construction Equipment anunciaram na semana passada a primeira rede 5G da Suécia para uso industrial nas instalações da empresa na cidade de Eskilstuna.

A Volvo CE se tornará uma das primeiras companhias do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas controladas remotamente e também outras soluções autônomas.

A rede 5G será usada nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Volvo CE em Eskilstuna, para o desenvolvimento de soluções para o controle remoto de maquinas de construção e soluções totalmente automatizadas.

Ela também será utilizada para aumentar a compreensão de como as máquinas conectadas podem gerar valor agregado para o cliente.

“A automação tem vários níveis e ter a 5G é um suporte técnico importante que nos permitirá impulsionar o desenvolvimento nessa área. Os testes incluirão o controle remoto de uma carregadeira de rodas convencional, e também do transportador de carga conceito HX2”, diz Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

Eficiência

“O interesse da indústria em 5G é considerável. A automação de todo o fluxo se traduzirá em novas formas de trabalho e maiores ganhos de eficiência. Mas, para conectar máquinas e veículos essenciais para os negócios, é necessária uma solução capaz de lidar com grandes quantidades de dados com conexão garantida. Isso é o que a rede 5G pode nos dar”, diz Anders Olsson, CEO da Telia Sweden, operadora de telefonia na Suécia.

Mesmo com sistemas totalmente automatizados, eventualmente a intervenção humana ainda é necessária. A tecnologia atual de controle remoto possui um intervalo de tempo que dificulta o controle em alta velocidade ou com alta precisão. A rede 5G tornará o controle remoto mais simples e seguro.

“Com tempos de resposta extremamente curtos, alta capacidade e um alto nível de acessibilidade à rede móvel, a tecnologia 5G pode ser usada para aplicações como o controle remoto de máquinas pesadas em tempo real. Isso abre novas oportunidades para maior eficiência, reduzindo custos e riscos em ambientes perigosos”, diz Magnus Frodigh, chefe de pesquisa da Ericsson, empresa sueca de tecnologia.

A Volvo CE, a Telia e a Ericsson trabalharam juntas antes de implantar a tecnologia mais recente que contribui para uma mineração mais segura e eficiente.

No ano passado, a Volvo CE se uniu ao programa de parceiros 5G da Telia. As lições aprendidas nos testes em Eskilstuna serão estendidas para as atividades globais.

Fonte: Revista Construa