Volvo CE foca na América Latina, mantém vendas e registra bons resultados

A Volvo Construction Equipment Latin America manteve as vendas e expandiu sua participação em 2017. O bom desempenho ocorreu mesmo em um ano de dificuldades para o setor de equipamentos de construção e de economia ainda restritiva no Brasil. “Reformulamos nossa organização, com mais recursos destinados para a América Latina. Lançamos dezenas de novos modelos e produtos e nos adaptamos à situação de mercado para crescer em segmentos estratégicos do nosso negócio. Esta estratégia nos levou a ganhar espaço em algumas áreas”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

Juntas, as máquinas da Volvo e da SDLG registraram uma boa performance no Brasil e na região hispânica da América Latina. A SDLG é uma empresa pertencente à Volvo CE. Ambas as marcas convivem nos mercados onde estão presentes. A Volvo oferece equipamentos com grande produtividade, alta tecnologia embarcada e serviços de telemática, enquanto a SDLG comercializa máquinas com ótima relação custo-benefício e tecnologia na medida certa.

Somando-se toda a linha de equipamentos oferecidos no mercado onde atuam, Volvo e SDLG amealharam 16,9% de market share no Brasil no ano passado. Este resultado é um ponto percentual superior ao conseguido em 2016. Nos demais países da América Latina, as duas marcas registraram 7,2% de participação de mercado, performance igual à conquistada no ano anterior.

A região hispânica apresentou a melhor atividade. O crescimento ocorreu em todas as linhas de produtos: carregadeiras, escavadeiras, caminhões articulados e demais máquinas de grande porte. “No México, por exemplo, nas linhas de produto que compreendem pás-carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados, nossas vendas aumentaram 30%”, diz o executivo.

Nova organização

A Volvo CE também implementou uma nova configuração comercial na região hispânica em 2017 – agora composta por três novos distritos comerciais “Estamos mais próximos de nossos clientes, o que na prática significa maior agilidade para atender as demandas do mercado”, declara Chueire.

O presidente da Volvo CE diz que o processo de expansão das duas marcas na América Latina vai continuar este ano. “Vamos prosseguir com nossa estratégia, aumentando o portfólio de produtos para ganhar mais mercado”, anuncia Chueire, ao afirmar que serão lançados novos modelos e novos equipamentos ao longo de 2018.

Afrânio Chueire deixa a Volvo CE depois de 18 anos no Grupo Volvo

O presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, Afrânio Chueire, deixará o cargo em abril, depois de 18 anos trabalhando no Grupo Volvo. Aos 58 anos, Chueire decidiu se aposentar para se dedicar mais à família e aos seus projetos pessoais. “Deixo minha posição com um grande orgulho pelas realizações neste período e muito gratificado por ter trabalhado na Volvo com grandes profissionais”, declara. O substituto dele será anunciado em breve.

Fonte: Grandes Construções