Volvo CE acrescenta novos modelos à linha de basculantes rígidos
A Volvo CE introduziu dois novos caminhões rígidos à linha de produtos para exploração de pedreiras e minas menores que procuram um caminhão mais compacto que o R100, de 105 ton de carga útil, mas que ofereça as mais recentes caraterísticas de conforto e segurança.
Por enquanto, os novos caminhões estão disponíveis para encomenda apenas na América do Norte.
O R60 (foto acima) de 55 ton traz caçamba de 35,9 m3, enquanto o R70 de 65 ton oferece capacidade de 42,5 m3.
Segundo a Volvo, ambos os modelos se alinham perfeitamente às capacidades de carga da escavadeira de esteiras EC950 e da pá carregadeira de rodas L350H.
Fabricada em aço de alto impacto e resistente à abrasão, a caçamba de transporte em V promete melhorar a retenção da carga e reduzir o arraste após o despejo.
Um sistema opcional de pesagem a bordo evita desníveis e oscilações no volume de carga do caminhão.
De acordo com a montadora, os caminhões podem suportar 10% de sobrecarga durante 10% do tempo, mas não devem exceder 20%, o que pode resultar em aumento do consumo e desgaste da máquina.
Um novo sistema de retardador adaptativo controla automaticamente o sistema de frenagem em descidas.
Em declives íngremes, a multiplicação do eixo assegura tração máxima, enquanto o motor de torque elevado reduz o consumo com um sistema de seleção adaptativa automática, designada como Volvo Dynamic Shift Control.
As cabines ROPS/FOPS permitem a entrada de operadores de ambos os lados, através de degraus antiderrapantes.
Além disso, o sistema opcional Volvo Smart View oferece visão panorâmica de 360 graus da área.
Foram incluídas ainda outras caraterísticas de conforto no interior da cabine, como assento com suspensão pneumática, suspensão independente e suportes com amortecimento de vibrações, assim como volante ajustável, controle de climatização, espaço de armazenamento e rádio Bluetooth.
Em serviços, o R60 e o R70 têm intervalos de manutenção de 500 h, informa a fabricante.