Vendas de cimento tem crescimento tímido no Brasil

Segundo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, 53 milhões de toneladas foram vendidas nos últimos 12 meses, cerca de 0,6% menos que no período anterior

As vendas de cimento em abril registraram alta de 0,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 4,4 milhões de toneladas. Os dados constam do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, as vendas chegaram a 17 milhões de toneladas, crescimento de 0,9%.

Com relação aos últimos 12 meses, a pesquisa aponta que as vendas acumularam 53 milhões de toneladas de cimento, o que representa queda de 0,6% em comparação com o mesmo período anterior.

Na comparação por dia útil – considerada um dos indicadores mais exatos na indústria, pois avalia o número de dias trabalhados – as vendas de abril aumentaram 0,6% em relação a março e 1,9% sobre abril de 2018.

No último mês, o consumo aparente do cimento – índice composto das vendas do mercado interno somadas às importações – atingiu 4,4 milhões de toneladas, uma retração de 0,3% em relação ao ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador encolheu 0,9% sobre o período anterior.

Fonte: Revista Construa