Vendas de cimento crescem 6,3% em janeiro

Depois de uma queda de 2,8% nas vendas de cimento em 2022, a indústria cimentícia não só recuperou o desempenho negativo como superou os níveis de comercialização do produto em 2023, na comparação anual.

Isso porque, em janeiro deste ano, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) constatou que houve uma elevação de 6,3% nas vendas, totalizando 4,9 milhões de toneladas. Esse número é 6,3% superior ao de janeiro de 2022 e 7,9% superior ao registrado em dezembro de 2022.

As vendas por dia útil, por sua vez, ficaram em 201 mil toneladas — constatando um crescimento anual de 2,4% e aumento de 8,1% ante dezembro de 2022.

Todavia, apesar dos resultados positivos, a Snic afirma que ainda é preciso cautela. A instituição considera que, além da base comparativa ser fraca — já que dezembro e janeiro foram os meses com os piores desempenhos no ano passado —, o setor ainda sofre com as incertezas econômicas brasileiras ao levar em conta que a inflação segue elevada, assim como o endividamento das famílias.

Um exemplo da necessidade desse receio é o declínio registrado nas vendas dos últimos 12 meses, que foi de 1,5% (62,96 milhões de toneladas) em relação aos 12 meses anteriores. “O grande desafio do setor diante de um ano tão imprevisível será assegurar um crescimento de 1%, atingindo um patamar próximo a 64 milhões de toneladas”, afirma o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna.

Fonte: AECweb