Vendas da Volvo CE aumentam em 2023, mas “mercado mais fraco” está à frente
Para todo o ano de 2023, a Volvo CE registrou vendas de 104.981 coroas suecas (cerca de US$ 10,03 bilhões), acima das 100.261 coroas suecas (US$ 9,57 bilhões) em 2022. As vendas na Europa e na América do Norte aumentaram durante o ano, mas caíram na América do Sul e na Ásia. As vendas na África e na Oceania também aumentaram.
Essa tendência de vendas anuais se refletiu nos resultados do quarto trimestre do OEM. Bons lucros e vendas estáveis na Europa e na América do Norte foram equilibrados por quedas na América do Sul e na Ásia.
No quarto trimestre de 2023, as vendas líquidas globais caíram 4% para 26.578 coroas suecas (US$ 2,53 bilhões), das quais as vendas líquidas de máquinas caíram 6%, enquanto as vendas de serviços aumentaram na mesma proporção.
Apesar de um aumento nos pedidos nas Américas do Norte e do Sul (em grande parte devido à baixa entrada de pedidos desde o quarto trimestre de 2022, impulsionada por cadeias de suprimentos imprevisíveis), a entrada líquida de pedidos globais em geral permaneceu baixa, diminuindo 26%. Isso se deve principalmente à demanda mais fraca na China e à cautela entre clientes e distribuidores na Europa. As entregas caíram 27% no quarto trimestre devido à demanda global mais fraca na China e na Europa, bem como à desaceleração no Brasil.
O OEM acrescentou que, embora as vendas globais de máquinas estejam desacelerando em todo o setor, as vendas de serviços para a Volvo CE aumentaram. A Europa, a América do Norte, a África e a Oceania estão relatando vendas estáveis, mas enfraquecidas, enquanto a Ásia e a América do Sul estão experimentando a maior queda devido à atividade econômica mais lenta.
Em 2023, a Volvo CE diz que deu mais passos para descarbonizar a construção, estabelecendo parcerias líquidas zero com clientes como CRH e Heidelberg Materials para ajudá-los a reduzir suas emissões operacionais e continuando a lançar soluções de construção elétrica e introduzindo máquinas de emissão zero em novas regiões. incluindo Austrália e Emirados Árabes Unidos.
“O progresso e os marcos que alcançamos em 2023 nos prepararão para os desafios de 2024. Não há dúvida de que nosso setor chega ao novo ano enfrentando um cenário de mercado mais fraco, mas agora, mais do que nunca, mostraremos nossa capacidade de desempenho. para hoje, enquanto nos transformamos para o amanhã”, disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.