Vantagens do BIM em obras públicas

A Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) promove, no dia 3 de outubro, o evento ‘Estratégia BIM Gov-RS – Aplicação e vantagens da metodologia BIM em obras públicas’. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada por Wilton Catelani, participará da atividade, que ocorrerá das 14h às 17h30, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

O objetivo é dar continuidade às ações de disseminação do conhecimento e fomento da adoção do BIM (Building information Modelling), que favorece o planejamento e gestão de projetos e obras de arquitetura e engenharia, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.

Estão previstas palestras de profissionais das esferas pública e privada e a apresentação das experiências de utilização do BIM nos laboratórios existentes nas secretarias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foram convidados a participar do evento representantes do Governo do Rio Grande do Sul e das Secretarias Estaduais de Santa Catarina (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade) e do Paraná (Secretaria de Infraestrutura e Logística).

Programação:

14h – Abertura

14h30 – O que é BIM e para que serve: palestra de nivelamento de conhecimento
Palestrante: Wilton Catelani (CBIC)

15h15 – Rede BIMGovSUL – BIM na área governamental: apresentação das iniciativas já existentes de implantação do BIM no meio governamental.
Palestrante: Lorreine Santos (Labim-PR)

16h15 – Case BIMGov: apresentação de um caso concreto de projeto em edificação pública estadual, contratado na metodologia BIM e seus resultados.
Palestrante: Karoline Antunes (Labim-SC)

17h – Projeto BIMGov-RS: apresentação do projeto estratégico BIMGOV-RS e encaminhamentos para formalização do Comitê Gestor e publicação do Decreto Estadual da Estratégia BIM RS.
Palestrante: Fernando Fert (Labim-RS)

Fonte: Revista Construa