Valor de aluguel residencial cresceu 1,30% em setembro, diz Secovi-SP

Na cidade de São Paulo, o preço médio do aluguel residencial teve variação positiva de 1,30% em setembro na comparação com o mês anterior. No acumulado de 12 meses, os números sofreram ligeira correção de 0,14%, ficando abaixo do IGP–M (Índice Geral de Preços – Mercado), da Fundação Getulio Vargas, que registrou variação de 17,94% no mesmo período.

Os dados foram obtidos na Pesquisa de Valores de Locação Residencial, realizada pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP).

A pesquisa mostrou que, em setembro, os três tipos de unidades residenciais tiveram alta no preço do aluguel: as unidades de 2 dormitórios aumentaram 1,60%; os imóveis de 1 dormitório registraram alta de 1,30%; e os imóveis de 3 quartos cresceram 0,20%.

O tipo de garantia que os inquilinos mais usaram foi o fiador (47,5%) dos contratos de locação. Na sequência, aparecem o depósito de três meses de aluguel (36,5%) e o seguro-fiança (16%).

Segundo Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, apesar do amplo descolamento do IGP-M perante o valor médio dos aluguéis no acumulado dos últimos 12 meses, a tendência dos valores subsequentes apresenta ligeira recuperação para os próximos meses.

Segundo mostrou o Índice de Velocidade de Locação (IVL), que analisa o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, o período de ocupação foi de 30 a 82 dias. Casas e sobrados foram alugados mais rapidamente (30 a 61 dias), seguidos dos apartamentos, que levaram 33 a 82 dias.

Fonte: AECWeb