Tecnologia ABB ilumina icônico estádio russo

O sistema i-bus KNX, da ABB, permite o controle das novas iluminações no recém-reformado Estádio Luzhniki.

Golaço! O barulho dos mais de 80 mil fãs dentro do Estádio Luzhniki em Moscou é ensurdecedor. E graças à solução inteligente de controle de iluminação da ABB que atende o estádio, a iluminação correta permitiu que o gol pudesse ser visto por todos.

A ABB fornece o sistema i-bus KNX ao histórico estádio russo, que abrigará sete partidas da Copa do Mundo FIFA de 2018 que acontecerá este mês, incluindo a partida de abertura e a da final. Após a Rússia ter ganho o direito de ser a anfitriã do mundial, o estádio passou por uma extensa reforma para se tornar a principal arena do torneio. O objetivo era preservar a aparência histórica do estádio, mas equipá-lo tecnicamente de acordo com todas as exigências modernas, usando tecnologias avançadas.

Desde a inauguração em 1956, o Estádio Luzhniki já realizou uma infinidade de eventos esportivos e culturais, incluindo as Olimpíadas de Verão em 1980, campeonatos mundiais de hóquei no gelo, atletismo e rúgbi, além de shows dos melhores músicos do mundo. Durante esse período, no entanto, o futebol tem exercido um papel especial, pois o estádio já realizou mais de 3 mil partidas.

As iluminações interna e externa jogam luz sobre a ação no campo e, ao redor do recém-reformado estádio, controladas pelo sistema i-bus® KNX, da ABB. Para garantir a máxima estabilidade durante as partidas, a tecnologia conta com um sistema que realiza a ligação dos holofotes de maneira faseada, para evitar sobrecargas de energia quando os diversos sistemas de iluminação forem acionados. No entanto, o faseamento é tão sutil que o público e os funcionários não conseguem notar. A iluminação em volta do estádio é controlada por meio de algoritmos de economia de energia da ABB, que levam em conta o horário do dia, a iluminação natural e a carga total na rede de energia, o que resulta em economias significativas.

O KNX interconecta todos os componentes na instalação elétrica para formar um sistema em rede e garantir a transparência e a utilização da informação em toda a instalação. Nesse sistema, todos os usuários “se comunicam” através de um único cabo de barramento. Assim, é possível integrar todos os subsistemas diferentes e funcionais dentro do estádio em uma solução ininterrupta e mais confiável.

“A ABB tem orgulho de ser responsável por um projeto de tanto prestígio. Nossos produtos de eletrificação e tecnologia de controle inteligente em edificações faz com que construções de qualquer tamanho sejam inteligentes e seus fornecimentos de energia sejam mais flexíveis, eficientes e seguros”, declara Tarak Mehta, presidente da divisão de Produtos de Eletrificação da ABB. “O sistema i-bus KNX controla a iluminação de todo o estádio, desde os vestiários até a ação dentro do campo, das arquibancadas às áreas VIP.”

Fonte: Grandes Construções