Sustentabilidade será um dos grandes temas do Enic

“Sustentabilidade não é futuro. É o presente.” Assim o vice-presidente da área de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti, resume a importância de levar o assunto para o maior nacional do setor, que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro: o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Geração de negócios, inovações e as mais recentes tecnologias em desenvolvimento serão alguns dos assuntos trazidos pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC. “Queremos mostrar aos empreendedores a importância da sustentabilidade, que deixou de ser uma commodity, e é visto como um diferencial”, acrescenta Sarti.

Também serão debatidas as novas legislações na área, como a de licenciamento ambiental — atualmente no Congresso Nacional — e a Medida Provisória nº 868, sobre o marco legal de saneamento básico.

Para Sarti, a ideia é aproveitar o Enic para divulgar o trabalho já feito pela CMA na área de melhorar a qualidade de vida nos municípios brasileiros, como por meio do projeto “O Futuro da Minha Cidade”. A iniciativa leva seminários aos diversos estados brasileiros para incentivar o envolvimento dos moradores no desenvolvimento de soluções para os locais onde moram.

“As cidades estão ficando cada vez mais inteligentes e preocupadas com o meio ambiente, comprometidas com as metas de sustentabilidade. Isso traz benefícios para a sociedade, além de oportunidades no setor da construção”, comenta Sarti.

Estar à par das inovações na área é essencial para os empresários, explica Sarti, pois os consumidores estão cada vez mais demandando soluções sustentáveis. “As condições climáticas, eficiência energética e reuso da água das edificações são alguns pontos que não podem mais ser ignorados. Vamos tratar sobre tudo isso no Enic”, enfatiza.

Linhas de crédito públicas e privadas para empreendimentos sustentáveis também serão foco de debate durante o encontro. “Hoje em dia, são muito poucos, mas até os bancos estão sendo cobrados por seus clientes para que invistam em sustentabilidade”, diz Sarti.

Os temas tratados durante a reunião têm interface com a estratégia de disseminação de Temas Estratégicos da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). As inscrições para o evento estão abertas.

Fonte: Revista Construa