Sotreq mostra inovação dos geradores a biogás

Destaques são os motores aplicados aos projetos de biogás na vinhaça

A Sotreq vai mostrar as vantagens da inovação trazida pelos geradores a biogás durante a Fenasucro & Agrocana, principal evento de bioenergia do país, que acontece de 20 a 23 de agosto, em Sertãozinho, interior de SP.

A feira está na sua 27ª edição e a unidade de Energia da Sotreq marcará presença pela segunda vez.

“Este segmento sucroenergético tem um enorme potencial com a conversão da vinhaça em biogás e, consequentemente, produção de energia elétrica, onde temos um portfólio de motores que serão aplicados nos projetos. Temos certeza que esta é uma tendência e o que hoje é visto como inovação, muito em breve se transformará num mercado significativo”, afirma Lucas Monteiro, gerente comercial da Sotreq.

Vinhaça e energia

A vinhaça é o resíduo pastoso que sobra do processamento da cana para a produção do etanol – a estimativa é de 12 litros de vinhaça para cada litro de etanol produzido, ou seja, uma matéria-prima preciosa para a produção de energia limpa e renovável.

A Sotreq, revendedora principal da Caterpillar no Brasil, comenta Monteiro, já tem o know-how e é pioneira nesta inovação em aterros sanitários, com o aproveitamento adequado do gás metano gerado pelo lixo: construiu e operou as plantas dos aterros Bandeirantes (22MWe) e São João (25,6MWe).

“A Sotreq, que conta com um departamento de engenharia dedicado à energia, oferece o pacote chave na mão do sistema de geração de energia, ou seja, com o biogás produzido e entregue, podemos fazer todo o restante da usina térmica (geradores a biogás, equipamentos e serviços relacionados)”, garante o especialista.

Outra vantagem para o cliente, lembra o gerente, é a grande estrutura de suporte ao produto que a Sotreq dispõe, com mais de 40 filiais espalhadas pelo Brasil, onde o cliente terá sempre um ponto de contato muito próximo de sua localidade.

Fonte: Revista Construa