Soluções em engenharia e pintura reaquecem a construção civil

Após mercado apresentar sinais de retomada, empresas do setor apostam em novas tecnologias para auxiliar em seu desenvolvimento?

Quando se fala em parceria de sucesso entre dois setores econômicos nacionais, talvez a mais lembrada seja a relação entre construção civil e engenharia, que há tanto tempo atuam juntas em prol do desenvolvimento do País. Pensando nisso, a Informa Markets promove, há mais de uma década, a reunião entre estes dois mercados na Concrete Show, única feira da América Latina dedicada às cadeias construtivas do cimento e do concreto.

Em sua 12ª edição, o evento – que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), de 14 a 16 de agosto – viabiliza um novo encontro entre eles, proporcionando aos profissionais de ambos os segmentos a oportunidade de fomentar negócios, estabelecer networking com as principais marcas nacionais e internacionais e acompanhar de perto as últimas novidades em soluções e tecnologias para estes setores.

Algumas delas serão apresentadas pela IEC, empresa especializada em soluções de proteção catódica e engenharia de corrosão. Segundo o diretor da companhia, Luiz Paulo Gomes, um dos lançamentos da marca na Concrete 2019 será o novo serviço de proteção catódica em estruturas de concreto, que garante maior preservação das ferragens de reforço, nelas embutidas, contra a corrosão. “O concreto, quando novo e em bom estado, possui pH elevado e alta resistividade elétrica, mas com o passar do tempo pode absorver água, CO², cloretos e outros poluentes, o que facilita a corrosão das ferragens, causando o rompimento do concreto”, afirma.

Ainda de acordo com o executivo, a solução encontrada pela marca para combater este problema é a utilização de anodos galvânicos especiais, fabricados com uma tecnologia exclusiva, desenvolvida pela Vector Corrosion Technologies, empresa que representa no Brasil. “Os anodos da Vector são fabricados com zinco de alto potencial e encapsulados com uma argamassa especial, de pH elevado, para mantê-los permanentemente ativos dentro do concreto. Além disso, o núcleo de cada anodo é fundido com um arame recozido, que faz com que sejam amarrados nas ferragens com mais facilidade. Sem contar o fato de que podem ser desenvolvidos em vários tipos, formatos e tamanhos”, acrescenta.

Outra marca que reserva para a Concrete Show inovações voltadas para a construção civil é a ANVI. Já reconhecida pela fabricação de equipamentos e sistemas para a mistura, transporte e aplicação de argamassas, agora a companhia visa crescer também no segmento de pinturas de edificações e áreas industriais. “Por isso, apresentaremos ao setor nossa solução de pintura mecanizada, a ANVI Airless 100, com a qual visamos obter ascensão neste mercado”, diz o analista de marketing da empresa, Henrique Passos. “Os equipamentos Airless possuem um método de pulverização da tinta, que é perfeitamente atomizada, sem necessidade de utilização de ar, o que permite a aplicação, em média, cinco vezes mais rápida que os métodos tradicionais, além de ser de fácil manuseio e possuir alta produtividade”, complementa.

A aposta no novo segmento se deve a algumas razões, mas uma das principais é o reaquecimento do setor. “Sentimos, com base nos últimos meses, um leve aquecimento do mercado, uma certa reação que nos remete ao otimismo. Notamos também que boa parte da confiabilidade por parte dos investidores do setor foi restabelecida, uma vez que tivemos conhecimento de novas obras em fase de fundação. Com isso, acreditamos em uma nova melhora em breve”, conclui.

De 14 a 16 de agosto de 2019.
Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas / Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas.
Local: São Paulo Expo.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP.

Fonte: Revista Construa