Sinduscon-NH comemora 75 anos de atuação nesta quinta-feira

O Sinduscon-NH completa hoje (12/07) seus 75 anos de fundação. Primeiro sindicato patronal da construção civil do Rio Grande do Sul, representa 24 categorias econômicas, entre elas a construção civil e o setor moveleiro. Fundado por Alberto Mosmann, em 1943, encontra-se hoje em seu 9º presidente, Carlos Eckhard. Ao longo desses anos, o Sinduscon-NH vem se destacando como uma entidade forte, dinâmica, que promove a representatividade das empresas que fazem parte da sua base, especialmente, as do setor da construção civil e moveleiro. Dentre as conquistas obtidas, a simplificação do processo de aprovação de projetos na Prefeitura Municipal, fruto de um trabalho realizado por um Sindicato forte e atuante.

Com a Reforma Trabalhista, uma das ações mais importantes desenvolvidas pelo Sinduscon-NH é a negociação coletiva. “Sem Sindicato, não existe Convenção da categoria e as relações com empregados passam a ser regidas somente pela CLT”, destaca a entidade, completando que o Sindicato tem a possibilidade de negociar Convenções Coletivas diferenciadas, que passarão a ter maior força que a legislação, o que reforça a importância da sua existência.

Além disso, o Sinduscon-NH tem uma ação muito forte de representatividade em diversos órgãos, conselhos e entidades, onde representa todos seus associados e filiados defendendo posições que sejam coerentes com sua ação e com os interesses da comunidade. Promove cursos e qualificações, com apoio do Senai, Sesi e Sebrae, e realiza reuniões mensais do Grupo RH e SST (Saúde e Segurança do Trabalho), promovendo ações que beneficiam diretamente as empresas, entre elas a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Todas ações podem ser conhecidas no site da entidade.

Fonte: CBIC