Setor de materiais para construção passa por transformação

Fusões, novos formatos, marcas próprias e reformulação do papel dos agentes da cadeia de produção e distribuição são listados como tendências do setor

Feche os olhos e imagine um setor do varejo extremamente pulverizado, com baixa integração digital, margens apertadas, carentes de gestão, com pouca eficiência operacional, sofrendo com a fragilidade econômica e confiança do consumidor. Abra os olhos e você estará dentro de uma loja de material de construção.

No início do ano, foram realizadas previsões de como alguns setores do varejo se comportarão nos próximos cinco anos.

Fusões e consolidação do mercado, novos formatos, marcas próprias, reformulação do papel dos principais agentes da cadeia de produção e distribuição foram listados como tendências e movimentações do setor de material de construção. Com o passar dos meses, as previsões estão se consolidando – e em ritmo acelerado.

Em torno de 140 mil lojas de material de construção do Brasil são em sua maioria (70%) pequenos negócios especializados. São negócios familiares, sendo 50% com mais de 20 anos de existência, com baixíssima digitalização e fundamentado no relacionamento pessoal do dono da loja com seus clientes.

Dramatizando ainda mais este cenário, sofrem com capital de giro limitado e falta de espaço para estoque. A ineficiência no gerenciamento de estoque impacta nos resultados, de modo que manter um fluxo de caixa equilibrado é um desafio constante.

Com a transformação acelerada dos modelos e formas de consumo, fica cada vez mais claro que esse modelo de negócio está com os dias contados.

Porém, em todo cenário de transformação, existem oportunidades de negócio. Neste caso, existem claras oportunidades para toda a cadeia – incluindo indústrias, distribuidores, home centers e até mesmo os próprios donos.

Reposicionamento – Com isso, dois dos principais home centers em operação no país estão se movimentando rapidamente na diversificação de canais e formatos, buscando atender a um cliente cada vez mais digitalizado e que busca conveniência e níveis de serviço cada vez maiores.

A Telhanorte Tumelero, com forte atuação no Rio Grande do Sul, anunciou recentemente seu reposicionamento, incluindo a modernização da marca, transformação visual das lojas, lançamento de serviços, ampliação dos canais digitais e inauguração de unidades de bairro.

Fonte: Revista Construa