Setor de materiais de construção revisa estimativa

A indústria de materiais de construção reduziu de 2% para 1,5% a estimativa de crescimento no faturamento do setor em 2019, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada nesta quarta-feira (10/07). Para o primeiro semestre, o crescimento estimado é de 2,6%.

“Esse ajuste de menos meio ponto percentual para baixo se justifica frente ao resultado do PIB no primeiro trimestre e pelo ritmo de retomada da economia mais lento que o esperado”, destaca o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.

Apesar da redução, o executivo destaca que a manutenção da expectativa de crescimento acima do registrado em 2018 (1,0%), reforça a confiança na melhoria do ambiente econômico no segundo semestre, com uma progressiva elevação no nível de emprego e medidas de estímulo à demanda.

Em junho, o faturamento da indústria de materiais de construção registrou queda de 1,0% em relação a maio. Em comparação com junho de 2018, mês que sucedeu a greve dos caminhoneiros, o faturamento do atual período foi 0,9% menor.

Quanto às vagas de emprego no setor, o resultado observado em 2019 segue estável e positivo. Ainda que em comparação ao mês anterior não haja crescimento na oferta das vagas, o resultado segue 0,6% superior ao observado no primeiro semestre de 2018. A conjuntura indicada pela nova edição do Índice Abramat é de crescimento de 1,5% nas contratações do setor nos últimos 12 meses.

Fonte: Revista Construa