SESI oferece serviços de segurança e saúde

São diversas categorias que vão de consultoria a treinamentos para gestores e trabalhadores do setor  da indústria da construção civil.

A economia brasileira está melhorando e o cenário da construção civil busca se recuperar nos próximos anos. Mesmo com os números ainda apontando queda, o setor representa 4,9 % do PIB brasileiro e, atualmente, há 2,21 milhões de pessoas trabalhando em vagas com carteira assinada na construção, ou seja, a área tem grande importância na economia do pais.

É por isso que desde 2012, o Serviço Social da Indústria (SESI) integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria da Construção (PNSST IC) e desenvolve serviços voltados às necessidades do setor.

O PNSST IC é um programa de abrangência nacional, que divulga métodos, soluções e conhecimento de forma a contribuir para eliminar ou reduzir a ocorrência dos acidentes e doenças no trabalho na indústria da construção.

Soluções oferecidas pelo Sesi

São diversas categorias que vão desde consultoria e treinamentos para gestores e trabalhadores até informações e orientações disponibilizadas gratuitamente na internet. Confira algumas!

1. Programa de Sensibilização e Treinamento

Trata-se de um programa educativo que tem como objetivo aumentar o acesso dos trabalhadores às informações sobre Segurança no Trabalho, priorizando temas de maior relevância para a prevenção dos acidentes fatais e incapacitantes.

O programa contempla três módulos: proteção contra quedas I, proteção contra quedas II e proteção e instalações elétricas.

2. Série 100% Seguro

A série é composta por 100 programas educativos com duração de 3 a 5 minutos cada e 100 programas educativos menores com duração de 90 segundos cada. Os vídeos apresentam dicas de segurança em canteiros de obra. Veja os vídeos no canal do SESI no Youtube.

3. Estudo sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção Civil

O estudo disponibilizado analisa os acidentes de trabalho fatais e não fatais através dos dados dos anuários estatísticos da Previdência Social, no período de 2000 a 2013, inclusive os impactos sobre a produtividade no segmento industrial e, relaciona as recomendações de instituições de âmbito mundial. Clique aqui para acessar a publicação.

4. Treinamento Admissional e Treinamentos Periódicos

A realização do treinamento admissional e periódico para os trabalhadores da Indústria da Construção é uma obrigatoriedade legal, determinada pela Norma Regulamentadora No. 18 do MTE.

O treinamento admissional e periódico possui metodologia diferenciada e inovadora, utilizando jogos, dinâmicas e vídeos os quais promovem a participação interativa e atenção dos trabalhadores com o objetivo de contribuir para assimilação do conhecimento.

5. Diagnósticos de Prevenção de Quedas

O Diagnóstico de Prevenção de Quedas (DPQ) tem como objetivo contribuir na  redução dos acidentes de trabalho por quedas na indústria da construção, por meio da avaliação das condições do ambiente de trabalho nos canteiros de obras. Assista ao vídeo explicativo, aqui.

6. Serviços e soluções técnicas

O SESI oferece serviço especializado para implantação de equipamentos de proteção coletiva (EPC) nos canteiros de obras com destaque para acidentes por queda e altura. A exigência legal, amparada pela na NR-18, tem o intuito de prevenir acidentes de trabalho da construção civil.

Ao todo, são 22 soluções em EPC, como proteção para partes móveis de equipamento e de vergalhões, definição de escadas e rampas, passarelas e redes de proteção. Interessados nesses serviços devem procurar o SESI em seu estado.

7. Treinamento para liderança

Tem como objetivo desenvolver ou aprimorar as habilidades de liderança em três níveis hierárquicos: mestres e encarregados; gerentes e engenheiros; diretores e empresários. Os temas que compõem este programa consideram que obras bem-sucedidas devem ser bem geridas e lideradas.

Para conhecer todos os programas e com entrar em contato caso exista interesse, acesse o site do Sesi, aqui.