Saiba porque e como proteger os edifícios do ar frio e umidade

Linha StoGuard evita problemas de umidade, deterioração, corrosão, crescimento de mofo e ainda contribui para melhorar a qualidade do ar no interior dos imóveis

Há uma grande diferença entre a ventilação no interior de um edifício e a fuga de ar. Enquanto a primeira é extremamente saudável a segunda pode provocar danos como maior consumo de energia, aumento da condensação, desequilíbrio mecânico, infiltração de pó, ar e umidade, penetração da chuva (causando infiltração), e redução do conforto térmico no interior do imóvel.

Como funciona a barreira de ar?

A barreira é anexada ao substrato, isto é, aderida para completar a superfície da fachada. Desta maneira, transfere a carga de vento para a estrutura e montagem. É adicionada para completar a superfície dos revestimentos, resolvendo o problema em diferentes pontos da construção, independentemente do material da superfície. Mantém o desempenho, a adesão e a flexibilidade permanentemente.

Causada pela pressão mecânica e do vento, somada ao efeito da superposição sobre a fachada de um edifício a fuga de ar através da fachada do edifício pode ser solucionada com a utilização de uma barreira, ou seja, um revestimento contínuo ao redor do prédio que sela as paredes. Os especialistas da Sto Brasil (líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos) desenvolveram o StoGuard®, composto por produtos que criam uma membrana impermeável (uma barreira) contra a entrada de umidade e vazamento de ar. Este sistema protege a estrutura do edifício, proporcionando proteção contínua. É ideal para construções secas (Light Steel Frame e Wood Frame) e para sistemas tradicionais de construção.

1. Malha de reforço: fibra de vidro (StoGuardMallay ou StoFabric)
O StoGuard integra um conjunto completo de produtos compatíveis com todos os tipos de revestimentos aplicados aos diferentes tipos de superfícies de paredes de áreas externas. Como um sistema integrado e autônomo, seus componentes formam uma barreira de ar impermeável, sendo de fácil e rápida aplicação.

Componentes do StoGuard:

O StoGuard ™ é considerado uma barreira resistente à água WRB, seguindo o International Code-Evaluation Service. A Sto® foi a primeira fabricante a desenvolver um sistema WRB, “Water-Resistive Barrier”, para ser usado como uma barreira de proteção à prova d’água em fachadas leves baseadas em postes de metal e painéis.

2. Tratamento de junta (StoGold Fill)
Outros benefícios:

– Pode ser utilizado para o tratamento de juntas e esteiras de drenagem pré-formadas, ajudando na secagem.

– Fornece proteção de backup para revestimentos porosos, tornando-os resistem a penetração de água na parede.

– Aumenta a resistência ao vazamento, fornecendo uma barreira de isolamento contínuo.

– Construção de concreto: fornece proteção contra a umidade com fácil aplicação

3. Barreira de ar e umidade (StoGold Coat)
– Para armação em aço ou madeira na construção: protege as juntas e as aberturas ásperas atrás de todos os tipos de revestimentos em armação de aço ou parede de madeira-frame.

– Edifícios “verdes”: atende ao código de energia e durabilidade de todos os tipos de paredes, já que o controle de vazamento de ar é fundamental para alcançar alta eficiência energética do edifício. Pesquisas comprovam que as barreiras de ar podem desempenhar um papel maior na eficiência energética do que aumentar a espessura do isolamento.

Para saber mais sobre a linha de barreira de ar e umidade: stobrasil.com.br/produtos/barreira-de-ar-e-umidade/

Fonte: Revista Construa