Responsabilidade Social fecha parcerias para Dia Nacional da Construção

A Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu na tarde desta quarta-feira (24), por meio de vídeo conferência, para tratar do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2019. Foram abordados os detalhes finais da ação de responsabilidade social do setor, que neste ano será realizada simultaneamente no dia 17 de agosto em 30 localidades do país. As parcerias consolidadas pelos estados para realização do DNCS foram os destaques da reunião.

De acordo com Ana Claudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social e gerente de relações institucionais do Seconci/RJ, o DNCS do Rio de Janeiro vai contar com várias ações culturais e sociais. “Nós vamos oferecer música ao vivo, grupos de dança e contadores de histórias para o entretenimento das famílias, além de serviços médicos para orientações sobre a saúde dos trabalhadores”. Já Alayr Paula do Seconci/Manaus destaca a realização de atividades esportivas. “Nosso DNCS vai promover um campeonato de Futsal que já teve a adesão de vários times de canteiros de obras”. Isabela Lemos, do Seconci/GO, também destaca os serviços que serão oferecidos. “Os trabalhadores vão ter acesso a atendimentos na área odontológica (limpeza dentária) e médica (clínico geral). Outros parceiros estão confirmados para a emissão de carteira de identidade, palestra em educação no trânsito e educação ambiental”.

Eliane Farias, do Sinduscon/PA ressaltou o apoio recebido pela Cooperativa Central da Construção Civil do Pará (Coopercon/PA) para integrar o DNCS. “Essa iniciativa, que está no terceiro ano, nos ajuda na articulação com parceiros comerciais, tendo a Coopercon como facilitadora para intermediar o contato com grandes empresas. Cada parceiro contribui de uma forma para o evento, seja com aporte financeiro, doação de brindes ou voluntariado”, explicou

O DNCS, realizado pela CBIC com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), é o mais importante evento do setor voltado à promoção da responsabilidade social empresarial. Realizada desde 2007, a iniciativa acontece anualmente em todo o país e reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania.

De 2007 a 2018, o evento já alcançou números expressivos: mais de 4 milhões de atendimentos a mais de 800 mil pessoas. A expectativa deste ano é ampliar o alcance das ações, que tem como tema da campanha “O mundo está mudando. E você?”

Aderiram à iniciativa deste ano: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Anápolis (GO), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Mossoró (RN), Natal (RN), Boa Vista (RR), Pelotas (RS), Santa Rosa (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC), Chapecó (SC), Florianópolis (SC) e Joinville (SC).

Os Sinduscons/Seconvis parceiros que não puderam participar da conferência podem enviar, para divulgação, as atividades que já estão confirmadas para o DNCS do seu estado (reporter@cbic.org.br).

Fonte: Revista Construa