Projeções da ABIMAC apontam expectativa de crescimento na receita total de máquinas e equipamentos em 2024

A AgroBrasília deste ano será realizada de 21 a 25 de maio e será uma grande oportunidade para adquirir máquinas e equipamentos agrícolas

A AgroBrasília completa 15 anos em 2024 e ao longo dessa jornada se despontou como uma grande oportunidade para o produtor rural adquirir máquinas e equipamentos agrícolas de última geração com condições especiais.

 Apesar das adversidades e dos desafios enfrentados em 2023 pela indústria de máquinas e equipamentos, refletido na queda significativa na receita do mercado interno, as projeções para 2024 trazem otimismo, com uma expectativa de crescimento de 3,5% na receita total do setor. É o que apontam as projeções de Cristina Zanella, diretora de competitividade, economia e estatística da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

 A perspectiva positiva é respaldada por fatores como a inflação controlada, taxa de juros em queda, e melhora do poder de compra das famílias que contribuem na melhora da atividade da indústria de transformação e da construção civil.

 A associação trabalhou com um cenário de inflação em 2024 próximo a meta, de 4,2%; redução da taxa Selic para 9,25% no final do ano; e um crescimento de PIB de aproximadamente 2%. Para a indústria de máquinas e equipamentos a expectativa é de crescimento da ordem de 5,5% nas receitas.

 AgroBrasília impulsiona o agronegócio e oferece oportunidades

 Considerada a maior feira de agronegócio do Planalto Central, a AgroBrasília movimentou R$ 4.8 bilhões em negócios somente na edição de 2023.

 Diversas empresas de ponta do segmento de máquinas e implementos agrícolas estarão presentes entre os mais de 500 expositores do evento. Entre elas está a fabricante brasileira Casale, que celebra 60 anos de trajetória e apresentará o seu portfólio de máquinas para a pecuária de corte e leite na AgroBrasília.

 O lançamento da Casale que aterrissa no Distrito Federal é o sistema de armazenamento Trato Fácil, o cocho de autoconsumo que combina inovação e facilidade para a maior produtividade no trato animal.

 Outra novidade é o misturador de ração total Vertimix 35 AC, que funciona com baixo consumo de potência em sistema com uma rosca, projetada para trabalhar com fardos ou rolos de feno, ração e silagem. A solução conta ainda com um sistema exclusivo e independente de auto carregamento de silagem, para total precisão na pesagem, e permite a mistura do conteúdo volumoso de forma homogênea e em menor tempo e consumo de potência do mercado.

 “O mercado de máquinas e equipamentos pecuários desempenha um papel essencial no fortalecimento do agronegócio em Brasília, contribuindo para a modernização e competitividade das fazendas, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico do setor agropecuário na região”, analisa Ronis Paixão, CEO da Casale.

 O executivo acrescenta: “Ao oferecer tecnologias inovadoras e eficientes, adaptadas às necessidades locais e demandas do mercado, a Casale impulsiona a produtividade da produção pecuária e fortalece a posição de Brasília como um importante polo do agronegócio no Brasil, complementando sua destacada produção agrícola, que abastece tanto o mercado interno quanto às exportações, promovendo o crescimento econômico sustentável e garantindo a segurança alimentar, tanto nacional quanto internacionalmente”.

 Outra presença garantida na edição especial de 15 anos da Feira é a WAIG. Com 50 anos de mercado, as máquinas WAIG estão presentes em todo Brasil e são exportadas para a América Latina, América Central e África. A marca tem uma presença consolidada na produção permanente de peças de reposição e garantia para todos os componentes e assistência técnica efetiva.

 Eduardo Sabugosa, gerente comercial da WAIG, garante que o produtor rural encontrará condições especiais de negócio durante a AgroBrasília e detalha uma das novidades que os visitantes poderão ver de perto:

 “Indicado para costura de sacos em geral, o Sistema de Costura Industrial CW980 Blindado e com corte da linha e fita de forma automática oferece alta produtividade com maior aproveitamento de tempo. Portanto, como resultado, costura em média 900 metros no período de uma hora. Toda essa eficiência e aproveitamento de tempo se torna possível pois o Sistema de Costura Industrial CW980 Blindado e Automático utiliza cones de linha POLIWAIG de 1,8kg”, detalhou Sabugosa.

Fonte: Divulgação