Produtividade na construção civil: você sabe como medir?

Uma das questões mais difíceis de ser respondida pelos profissionais responsáveis por uma obra é como fazer com que a execução dos serviços siga o planejamento, o orçamento e o cronograma estabelecido. Para isso, é necessário entender e aplicar o conceito de produtividade na construção civil.

Vale ressaltar que produção é diferente de produtividade. Produzir é apenas o ato de utilizar um recurso para criar algo, já produtividade tem a ver com mão de obra, planejamento, e claro, características que as diferentes etapas da construção possuem. Além disso, a produtividade pode ser medida e otimizada.

Entenda agora, o que é, como medir a produtividade de forma efetiva e o que impacta nessa avaliação. Boa leitura!

O que é produtividade na área da construção civil?

Dentro do setor, podemos falar de produtividade da mão de obra e produtividade dos materiais.

Uma maior ou menor produtividade da mão de obra está relacionada com a quantidade de funcionários e tempo necessário para finalizar a tarefa. Quando se consegue obter o resultado final com menos profissionais e em um menor tempo, a produtividade aumenta.

Já se tratando dos insumos, para entender como melhorar a produtividade, é preciso relacionar o aproveitamento da quantidade de materiais necessários para realizar uma atividade construtiva. Quando utilizamos menos recursos que o calculado, ou quando há um menor desperdício desses materiais, foi alcançado mais produtividade.

Como medir a produtividade em uma obra?

Para que se possa otimizar os custos, tempo e recursos necessários para realizar uma tarefa, os profissionais responsáveis pela obra precisam medir a produtividade da construção. Existem alguns métodos criados especialmente para se realizar essa medição, como os indicadores de produtividade.

Criado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o manual básico de indicadores de produtividade na construção civil estabelece métodos para calcular a quantidade de funcionários e recursos necessários para construir estruturas de concreto armado convencional, e também estruturas em paredes e lajes de concreto moldadas com formas de alumínio.

No manual, o conceito de RUP (Razão Unitária de Produção) utiliza uma fórmula relacionando a quantidade de homens-hora necessária para realizar uma quantidade, em m², por exemplo, de um serviço construtivo.

Além disso, no âmbito dos materiais, o conceito de CUM (Consumo Unitário de Materiais) relaciona a quantidade de materiais necessária para realizar uma quantidade de um serviço.

A etapa responsável por fazer esses cálculos de produtividade na construção civil é a de gestão de apontamento. Nela, um profissional fica encarregado de controlar as horas trabalhadas por um funcionário de acordo com as etapas determinadas no projeto. Devem ser registrados também os gastos relacionados e os insumos usados nas tarefas.

Assim, é possível entender como se deu toda a execução de um serviço, como:

  • Quantidade de funcionários operando;
  • Tempo gasto;
  • Materiais utilizados;
  • Quantidade de insumos desperdiçados.

Isso ajuda a avaliar se o serviço foi realizado de maneira eficiente e onde se encontram as maiores dificuldades, para que então possa se fazer a otimização da produtividade.

Essas medições e cálculos tem como objetivo identificar os fatores que precisam ser revistos para potencializar a produtividade na construção civil. Assim, é possível que a empresa consiga fazer com que os trabalhadores produzam mais com menos recursos e em menor tempo, reduzindo o custo total de obra e o prazo de entrega.

O que impacta na produtividade de uma obra?

É claro que um dos fatores que mais impactam no aumento ou na diminuição da produtividade na construção civil é a mão de obra. Por isso, o ideal é procurar sempre contratar profissionais qualificados, além de treinar e capacitar os trabalhadores para as diferentes atividades e métodos construtivos utilizados, oferecendo uma remuneração justa.

Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em conta na hora de otimizar a produtividade, que podem mudar de obra para obra, já que cada uma apresenta etapas e aspectos diferentes. Os mais comuns são:

  1. Organização no canteiro de obras;
  2. Tecnologias construtivas utilizadas;
  3. Segurança do trabalho;
  4. Planejamento e controle.

Um canteiro e uma obra bem planejado e controlado cria uma situação mais propícia ao aumento da produtividade, já que todos os serviços serão realizados de forma organizada e eficiente. Os espaços, a distribuição e o deslocamento dos funcionários e materiais no canteiro de obras precisa ser feito de modo a permitir um melhor fluxo, diminuindo as distâncias e aumentando a rapidez.

Além disso, é importante manter a segurança no canteiro de obras, já que acidentes de trabalho causam atrasos na execução dos serviços. O uso de EPIs e EPCs deve ser estimulado e controlado de forma a abranger todos os funcionários de maneira adequada, fazendo também as devidas manutenções periódicas.

Os métodos construtivos também contam na hora de aumentar a produtividade na construção civil. Processos modulares e padronizados agilizam a execução dos serviços, assim os métodos construtivos passam a ser sempre os mesmos, facilitando as etapas de projeto, de compra e também a instalação dos materiais.

Tecnologia como aliada da produtividade

Medir a produtividade na construção civil pode ser uma tarefa complicada, mas é o melhor caminho para fazer com que uma obra apresente mais lucros com menos investimento e em menos tempo. Para tornar a medição mais ágil e simples, uma dica é utilizar a tecnologia como aliada, adotando softwares que automatizam os processos.

Além disso, entender os impactos da produtividade de uma obra é essencial para que os profissionais responsáveis possam criar soluções para esses problemas. Dessa forma, é possível avaliar em quais etapas e aspectos deve ser investido mais dinheiro para se obter um retorno melhor.

Fonte: Mobuss Construção