Produção industrial do Ceará cresce 4,7% em dezembro, a oitava alta seguida

O Ceará encerrou o ano de 2020 com uma alta de 4,7% na produção industrial em dezembro na comparação com novembro. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada esta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este foi o oitavo mês seguido de crescimento nesta base de comparação e o segundo melhor do Brasil, atrás somente do Espírito Santo (5,4%).

O desempenho da indústria no Estado começou retomar ainda em maio, quando foi observado um aumento de 2,6% ante abril. Os melhores resultados do ano foram registrados em junho e julho, com avanço de 39,5% e 34,8% respectivamente, período pelo qual se desenvolveu o processo de reabertura das atividades e o setor pode retomar a capacidade produtiva.

média do Brasil ficou estável com leve variação positiva de 0,9% em dezembro, resultado cinco vezes menor que o cearense.

Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o Ceará conseguiu obter alta de 17,7% em dezembro, também um dos melhores do País, garantindo a quinta colocação, à frente de estados como São Paulo (17,5%).

Apenas o Rio Grande do Sul (19,7%), Paraná (18,9%), Santa Catarina (19,7%) e Minas Gerais (18,4%) conseguiram resultados melhores que o cearense, conforme o levantamento do IBGE.

Segundo pior acumulado

Mesmo com os indicadores positivos no fim do ano, o Ceará ainda encerrou 2020 com uma queda acumulada de 6,1%, a segunda pior do Brasil, perdendo apenas para o Espírito Santo (-13,9%). A média nacional foi de queda de 4,5%.

Entre as atividades, a confecção de artigos de vestuário e acessórios foi a que apresentou maior prejuízo no ano, juntamente com a fabricação de produtos têxteis, fabricação de outros produtos químicos, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Fonte: Diário do Nordeste