Produção de estruturas em aço registra crescimento de 1,7% em 2021

Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil –, em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), divulgou uma pesquisa que registrou crescimento de 1,7% na produção de estruturas em aço em 2021, em comparação com o ano anterior.

Os dados — de estruturas metálicas, torres de energia para transmissão, torres para energia eólica, estrutura para parque de energia solar e defensas metálicas — foram coletados através de 334 empresas, que participaram desta apuração, realizada anualmente. Para 2021, em especial, a pesquisa constatou que, juntas, essas empresas superaram a marca de um milhão de toneladas produzidas, um número expressivo para o setor.

A análise, chamada de “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço”, surpreendeu os especialistas, principalmente no quesito faturamento — ao registrar crescimento de 37,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conduta que tem proporcionado um cenário otimista para os próximos anos — e no quesito geração de empregos — considerando que o crescimento na quantidade de colaboradores foi de 0,7%, chegando a 31,3 mil profissionais, o número mais alto nos últimos 5 anos.

E o desempenho foi refletido em todas as áreas da construção em aço, já que, no total, durante todo o ano de 2021, as fábricas participantes produziram 1,04 milhão de toneladas de aço — o que representa um crescimento de 1,7% em relação a 2020, primeiro ano de pandemia.

Esse montante, que chegou aos R$14,3 bilhões em 2021, levou a um crescimento de 37,5% no faturamento das empresas — que, também segundo a pesquisa, praticamente triplicou nos últimos quatro anos.

Ao abordar as dificuldades dos grandes nomes desse setor, a pesquisa relatou que as principais adversidades são a manutenção do capital de giro (mencionada por 45,1% dos fabricantes) e a baixa qualificação do time como seu principal gargalo (mencionada por 34,6% dos fabricantes).

O CBCA e a ABCEM acreditam que as pesquisas servem como suporte para a promoção da construção industrializada em aço junto à sociedade, governo e mercado da construção civil, expondo a real importância e dimensão da construção em aço. Com esses dados foi possível averiguar o nível de expectativas do público em relação aos próximos anos, que é de otimismo.

Fonte: AECweb