Prêmio de melhor edifício sustentável é dado a projeto brasileiro

O projeto do arquiteto e urbanista José Portocarrero para o Centro Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá (MT), recebeu o prêmio de melhor edifício sustentável das Américas na premiação BREEAM Awards 2018.

O projeto do arquiteto e urbanista José Portocarrero para o Centro Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá (MT), recebeu o prêmio de melhor edifício sustentável das Américas na premiação BREEAM Awards 2018. Teve destaque também, na avaliação do público contando com mais de 2.000 votos via internet e recebendo assim, o segundo prêmio.

A BREEAM é empresa referência como certificadora de construções sustentáveis pelo mundo todo há anos, com sede em Londres. A empresa já avaliou mais de 250 construções ao redor da Terra e neste ano, a premiação concedeu o reconhecimento a 20 edifícios em diversos países e categorias.

Por ter estudado sobre as habitações da tribo Bororo, no Parque do Xingu, José Portocarrero foi convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para desenvolver o projeto do Centro. Sua arquitetura se assemelha à uma oca adaptada, e conta com diversas soluções ecológicas.

A máxima exploração do uso de iluminação natural, utilização de duas cascas na cobertura do prédio para resfriamento e captação de água da chuva para fins de irrigação de jardim e lavagem de pisos e banheiros, somam-se à alta eficiência energética com as “microusinas” que foram instaladas no telhado e já apresentam redução de 30% no consumo de energia elétrica.

Fonte: Grandes Construções