Preço de imóveis mostra recuperação na Capital

Segundo o Índice FipeZap, Fortaleza teve redução de 0,35% nos valores negociados em anúncios online.

O preço na venda dos imóveis em Fortaleza manteve o movimento de leve queda em 2018, segundo dados de fevereiro do Índice FipeZap, que acompanha os valores encontrados em anúncios online em 20 cidades brasileiras. Mas apesar de ter fechado o segundo mês do ano com redução, dessa vez de 0,35% ante o -0,32% de janeiro, os dados do relatório apontam a recuperação do mercado desde o meio de 2017, quando a Capital cearense acumulava quase 5% de diminuição nos preços dos imóveis. A média nacional, no entanto, apontou mais para estabilidade, com a soma dos resultados dos locais analisados registrando redução de 0,05%.

Considerando apenas o ano de 2018, Fortaleza acumula queda de 0,66% e fica atrás apenas de Rio de Janeiro (-0,68%) e Belo Horizonte (-0,73%), como as cidades com as maiores diminuições percentuais nos preços. A compilação dos dados das 20 cidades do FipeZap apresentou queda de 0,06% para os primeiros dois meses do ano.

Ao analisar o preço médio do metro quadrado em Fortaleza, a Capital se colocou como a nona cidade mais cara, cobrando R$ 5.872, em fevereiro. As cidades do Rio de Janeiro (R$ 9.686), São Paulo (R$ 8.703), Distrito Federal (R$ 7.814), Niterói (R$ 7.258), Florianópolis (R$ 6.870), Belo Horizonte (R$ 6.395), São Caetano do Sul (R$ 5.985), e Recife (R$ 5.911) ficaram à frente no ranking.

O preço do metro quadrado mais barato foi encontrado em Contagem, Minas Gerais, sendo negociado, em média, por R$ 3.510. Goiânia (R$ 4.113), Vila Velha (R$ 4.674), Salvador (R$ 4.897), São Bernardo do Campo (R$ 4.915), Santos (R$ 5.273) e Santo André (R$ 5.285) vem logo em seguida.

Bairros

O Meireles continua sendo o bairro com o preço médio do metro quadrado mais caro da Capital cearense, com o valor de R$ 7.476. Mucuripe (R$ 7.284), Guararapes (R$ 7.274), Engenheiro Luciano Cavalcante (R$ 6.780), e Praia de Iracema (R$ 6.743) aparecem logo na sequência. Já o Jangurussu apresentou o preço mais barato para a média do metro quadrado, sendo cotado a R$ 2.258. Bela Vista (R$ 2.353), Parreão (R$ 2.853), Cajazeiras (R$ 2.910), Mondubim R$ (3.056) completam a lista, em ordem crescente. Ao todo, o levantamento levou 8.593 anúncios na internet em consideração para a consolidação dos dados relacionados à Fortaleza.

Considerando os últimos 12 meses, o Índice FipeZap aponta recuo de 0,72% no preço médio dos imóveis residenciais na média das 20 cidades analisadas. Nesse intervalo de tempo, nove localidades acumularam queda nominal no preço de venda, com destaque para o Rio de Janeiro (-4,99%), Distrito Federal (-2.67%) e Niterói (-2,65%). Fortaleza fechou os últimos doze meses com redução de 2,43%.

Por outro lado, entre as cidades que acumulam alta no preço médio de venda, apenas em Florianópolis, onde houve alta de 5,01%, a variação observada superou a inflação acumulada no período (+2,87%). Com o resultado, o preço médio de venda de imóveis residenciais nas 20 cidades acumulou queda de 3,48%.

Os dados da inflação mencionados pelo Índice FipeZap são baseados na última edição do Boletim Focus, do Banco Central, e considera o Índice de Preços ao Consumidor, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Melhoria

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, o levantamento do FipeZap demonstra que uma recuperação lenta do setor está, de fato, acontecendo, mas ainda é cedo para esperar aumento no preço dos imóveis na capital.

“As vendas retornaram desde os últimos dois meses do ano passado. Há uma recuperação acontecendo, mas de forma lenta e isso tem feito o estoque diminuir. As construtoras estão querendo vender o estoque, mas um aumento poderá acontecer apenas após o mês de maio”, disse Montenegro.

Fonte: Diário do Nordeste