Pirâmide de uso misto do OMA em Hangzhou começa a ser construída

A construção do edifício de uso misto em forma de pirâmide do OMA em Hangzhou começou. Intitulada Xinhu Hangzhou Prism, a obra se localiza no coração da Future Tech City, o novo Distrito Empresarial de Tecnologia (CBD) da cidade. O projeto é liderado pelo sócio do OMA, Chris van Duijn, e foi encomendado pelo Zhejiang Xinhu Haichuang Group.

Hangzhou, capital da província de Zhejiang, é conhecida como uma das cidades mais belas e com maiores níveis de qualidade de vida da China. A cidade está se transformando rapidamente em um importante centro tecnológico, e abriga algumas das maiores empresas de tecnologia do país (incluindo o Alibaba Group Holding e a NetEase). Hangzhou concorre com Pequim e Xangai para atrair a força de trabalho da nova economia da China e jovens profissionais recém-formados em tecnologia.

O projeto do OMA procura integrar a modernidade à beleza da paisagem natural do entorno. O complexo abrigará um hotel, espaços comerciais, lofts e um jardim no átrio. O prisma de 50.000 m² de área construída é definido por dois cortes oblíquos no envelope do edifício, criando terraços com generosas vistas panorâmicas. Um grande vazio interno abre espaço para um jardim acessível ao público.

Uma pirâmide que toca o céu, o edifício referencia o antigo ditado local que diz que há o “paraíso acima e Hangzhou abaixo”. O projeto conta também com uma torre residencial adjacente de 35.000 m².

“O Xinhu Hangzhou Prism fomentará o desenvolvimento de uma comunidade criativa no novo CBD de Hangzhou”, diz Chris van Duijn. “O projeto permite um programa flexível e um amplo repertório de espaços ao ar livre, mantendo uma forte identidade visual: marcante em sua forma, arquetípica e, ao mesmo tempo, contemporânea.”

Fonte: Revista Construa