Pioneirismo em eletrificação da Linha Amarela

O Grupo AIZ vem sendo um dos primeiros a fornecer equipamentos de Linha Amarela eletrificados, como escavadeiras, pás carregadeiras e caminhões basculantes.

Os equipamentos estão disponíveis para locação, dando a oportunidade para as empresas utilizarem e constatarem, na prática, os benefícios desse novo perfil de máquinas.

Os equipamentos elétricos possuem torque elevado e a mesma potência/força das versões a combustão. Com baixo nível de ruído, não emitem fumaça e são ideais para escavação, carregamento e movimentação de terra, minérios, materiais de construção, agregados, além do trabalho em ambientes confinados como minas subterrâneas, galpões logísticos, túneis, metrôs, aplicações indoors, entre outros.

Segundo Allison Rodrigues, gerente de projetos do Grupo AIZ, o uso de máquinas e caminhões elétricos é um passo determinante para a descarbonização das frotas que circulam nas cidades, nos canteiros de obras, pedreiras e mineradoras.

Ao dispensarem o uso de combustível e serem movidos a energia limpa, esses equipamentos chegam a diminuir em até 83% a geração de CO2, quando comparados com a mesma versão a diesel, o que tem despertado o interesse das empresas. Além das questões ambientais, essa redução também pode ser constatada nos custos operacionais a curto, médio e longo prazo.

O abastecimento é o primeiro fator relevante, quando se compara o preço do diesel em relação ao kw. A diferença chega a ser 85% menor nos equipamentos elétricos. “Inclusive os custos de manutenção podem representar queda de 20% a 30%. Com mecânica simples, eles não possuem componentes como correias, filtros de óleo, cabeçote nem válvulas”, salienta Rodrigues.

Fonte: RevistaMT