PIB: Indústria cresce 1,6% em 2023 após expansão de 1,3% no 4º trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria teve expansão de 1,3% no quarto trimestre frente ao terceiro, e fechou o ano de 2023 com alta de 1,6%, informou o IBGE nesta sexta-feira.
A mediana das estimativas coletadas pelo Valor apontava para alta de 0,7% do PIB industrial no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao quarto trimestre de 2022, o PIB industrial cresceu 2,9%. A estimativa do Valor neste caso era de alta de 1,9%.
A alta da indústria em 2023 ficou acima da projeção de 1,4% do Valor para o período.
No PIB, a indústria engloba, além do setor manufatureiro e extrativo, a construção civil e a produção e a distribuição de energia e gás.
Tanto as indústrias de transformação (-1,3%) quanto as de construção (-0,5%) tiveram queda no ano passado.
A retração de 1,3% das indústrias de transformação foi a mais intensa desde 2020, o primeiro ano da pandemia, quando houve recuo de 4,7%. Foi a segunda taxa anual negativa seguida do setor, após perda de 0,5% em 2022.
A queda de 0,5% da construção, por sua vez, também foi a maior desde 2020 (-2,1%) e ocorre após uma alta de 6,8% em 2022.
No caso das indústrias de transformação, houve influência negativa dos segmentos de produtos químicos, máquinas e equipamentos, metalurgia, indústria automotiva e máquinas e materiais elétricos. Por outro lado, contribuíram de forma positiva as atividades de derivados de petróleo, outros equipamentos de transporte, indústria alimentícia e borracha e material plástico.
No caso da indústria da construção, o IBGE destacou que houve, em 2023, recuo da ocupação na construção, queda na produção de insumos típicos da construção e redução na comercialização de materiais de construção.