PIB da construção cresce 1,1% no terceiro trimestre

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção se elevou em 1,1% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. O indicador foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje (1º de dezembro).

“Boa parte desse crescimento se deve à construção residencial, que deu início a obras contratadas no ano passado. Entretanto, há sinalização de desaceleração do ritmo de crescimento da indústria da construção a partir deste último trimestre, por conta da redução do volume de lançamentos”, afirma Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2021, o PIB da construção cresceu 6,6% – resultado corroborado pela elevação do emprego no setor, segundo o IBGE.

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB da Construção se elevou em 8,2%, em relação ao acumulado dos quatro trimestres anteriores.

Desempenho – As atividades imobiliárias registraram elevação de 1,4% no terceiro trimestre, na comparação com o anterior. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve aumento de 3,2%. Na comparação do acumulado dos quatro últimos trimestres com os quatro anteriores, houve crescimento de 2,3%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 2,8%, na comparação com o trimestre anterior, completando seis trimestres de crescimento consecutivo.

Já a taxa de investimento ficou em 19,6% do PIB no terceiro trimestre, ligeiramente acima dos 19,4% registrados no mesmo período do ano passado.

Fonte: Grandes Construções