Pá carregadeira movida a metano é destaque da CASE

Na Bauma, realizada de 08 a 14 de abril em Munique, na Alemanha, a CASE Construction Equipment apresentou ao mercado seu projeto inovador de sustentabilidade para máquinas do setor da construção. Batizado de TETRA, o projeto surgiu do empenho de designers e engenheiros que criaram o protótipo de uma pá carregadeira movida a metano. Ainda em fase conceitual, a CASE, marca da CNH Industrial, já trabalha em sua viabilidade comercial.

O protótipo movido a metano reflete a crescente importância dos combustíveis alternativos e demonstra sua viabilidade nos equipamentos de construção, assim como a viabilidade de criação e uso de combustíveis gerados de produtos residuais e fontes renováveis.

Além disso, a CASE combinou, de forma proativa, os combustíveis alternativos e a tecnologia de construção avançada para criar uma solução sustentável para atender às necessidades por energia “resistente ao tempo”, através da utilização de tecnologias propulsoras comprovadas e de disponibilidade imediata. Este protótipo representa mais do que um exercício de design, ele foi testado em ambientes de construção no mundo real e sua viabilidade foi comprovada.

Tecnologia a metano da FPT Industrial

O novo conceito da pá carregadeira com alimentação a metano representa um avanço tecnológico da CASE, como o primeiro veículo com combustível alternativo da marca. Estes projetos se beneficiam do programa de pesquisa e desenvolvimento já existente de sua marca “irmã”, New Holland Agriculture, sobre o uso off-road do metano, com mais de sete anos de experiência e um longo programa de teste global.

O conceito da CASE usa um motor a metano da FPT Industrial que foi desenvolvido especialmente para aplicações em construção e proporciona uma potência de 230 hp, idêntico à motorização de alta potência equivalente a diesel. Isto é obtido com uma redução de 50% nos níveis de ruído, o que o torna ideal para ser utilizado em aplicações municipais e para trabalhos próximos de escritórios, áreas comerciais e pessoas.

O motor conta com tecnologia de combustão estequiométrica, desenvolvida pela FPT Industrial, e foi introduzida pela primeira vez em 1995; ela é aplicada pelo portfólio completo do motor a gás natural já que permite um desempenho comparável aos motores a diesel, enquanto proporciona emissões muito baixas e alta eficiência.

Ciclo virtuoso: os benefícios do biometano

O Biometano é produzido utilizando um sistema cíclico que proporciona uma produção neutra de CO2. Ele é particularmente adequado para as aplicações de pás carregadeiras, especialmente as utilizadas em situações de gestão de resíduo ou em fazendas, já que elas lidam com materiais brutos que são utilizados para a produção do biometano que as abastece. Isto não só permite que estes negócios sejam combustíveis suficientes, mas que também sejam energeticamente suficientes, já que o biometano também pode ser queimado para a geração de eletricidade para as instalações e, também, para satisfazer qualquer necessidade de aquecimento.

O biometano pode ser produzido a partir de uma mistura de resíduos orgânicos domésticos, resíduos alimentares da indústria de produção de alimentos, restaurantes, cantinas, assim como de resíduos da produção de biomassa como lascas de madeira, resíduos animais, e cultivos destinados exclusivamente para a geração de energia e resíduos de matérias vegetais.

Segundo a fabricante, a pá carregadeira movida a metano produz 95% menos CO2 quando usada com biometano, 90% menos dióxido de hidrogênio e 99% de redução de matéria de partículas do que sua equivalente com alimentação a diesel, gerando uma redução de 80% nas emissões gerais.

Experiência comprovada

As marcas da CNH Industrial possuem uma longa trajetória no desenvolvimento e comercialização de veículos alimentados a gás natural, e elas são líderes de mercado nesta área. Desde a tecnologia do gás natural pioneira, há uns 20 anos, a FPT Industrial, a marca de propulsores da CNH Industrial, já produziu mais de 40.000 motores a gás natural, que funcionam tanto a gás natural (GNV) quanto em gás natural liquefeito (GNL). Existem mais de 28.000 veículos alimentados a gás natural das marcas de caminhões e ônibus da CNH Industrial, IVECO e IVECO BUS, na estrada atualmente, tornando-as líderes europeias absolutas neste segmento.

A CNH Industrial e a IVECO estão trabalhando com os governantes mundiais, como os de Israel e Japão, e com países europeus, para o desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas a base de combustíveis alternativos e gás natural.

Fonte: Revista Construa