New Holland vende 1° trator movido a biometano no Brasil

Primeiro trator movido a gás biometano comercializado no Brasil, o modelo T6.180 Methane Power foi vendido à SF Agropecuária, empresa com sede em Brasilândia (MS) ligada ao setor de suinocultura.

O trator utiliza como combustível o gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos em uma estrutura montada na própria fazenda, por meio de parcerias, incluindo sistema de biodigestão e de purificação do biogás.

Produzido em Basildon, na Inglaterra, o trator biometano chega via importação e está disponível para compra para agricultores em todo o Brasil.

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16, o que garante escalonamento de marchas aprimorado e maior agilidade durante o trabalho.

Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno.

“Essa nova tecnologia reforça a nossa liderança no desenvolvimento de combustíveis alternativos, mais sustentáveis e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional, além de possuir uma melhor relação de custo-benefício para o produtor rural”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Para o diretor da SF Agropecuária, Fábio Pimentel de Barros, a aquisição do trator representa ganhos ambientais e operacionais para as fazendas do grupo, que, além do plantel de suínos, possui ainda 33 mil bovinos e uma produção de 1,6 mil hectares de soja e outros mil hectares de sorgo.

As atividades estão distribuídas em 3 fazendas. “O trator a biometano representa p uma energia limpa, renovável e com produção de CO2 muito menor que as demais”, argumenta o produtor.

“Além disso, apresenta um nível de consumo menor do que o diesel. Outra grande vantagem é que o combustível dele eu já tenho na fazenda”, completa.

Além do trator biometano, o gás produzido nas fazendas da SF Agropecuária também serve para gerar eletricidade e abastecer um caminhão.

“O gás que vira eletricidade é vantajoso, mas o gás que substitui o diesel é três vezes mais vantajoso em termos de economia”, compara Barros.

Antes de estar disponível comercialmente, o trator vinha sendo testado como protótipo, no Brasil desde 2017.

Em 2022, o modelo foi eleito ‘Trator Sustentável do Ano 2022’ durante a tradicional EIMA Internacional, em Bolonha, na Itália.

“Esse tipo de trator abre a possibilidade de utilizar biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta”, afirma Flávio Mazetto, diretor de marketing de produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

Fonte: RevistaMT