MRV (MRVE3) dispara e puxa construtoras, animadas com PIB da construção civil

As ações de empresas de construção civil têm dia positivo na Bolsa brasileira e as principais empresas operam em alta. A MRV (MRVE3) puxa a alta do setor, que digere os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da construção no primeiro trimestre.

Por volta das 16h25 (de Brasília), os papéis da MRV avançavam 6% nesta quinta-feira (1º), enquanto a Tenda (TEND3) tinha alta de 3,3%. Já a Eztec (EZTC3) e Direcional (DIRR3) subiam 3% e 2%, respectivamente.

O primeiro pregão de junho também é animador para o índice Ibovespa, que avançava 2% no horário acima, acima dos 110,5 mil pontos.

PIB da construção civil avança

Hoje, saiu o primeiro resultado da atividade econômica brasileira do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro trimestre, o PIB do país cresceu 1,9%, superando as projeções de alta de 1,2%. Com isso, em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões nos primeiros três meses de 2023.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 4%. O resultado foi puxado pelo salto de 21,6% do setor de Agropecuária. Por sua vez, a construção civil exibiu alta de 1,5% na comparação com o mesmo trimestre de 2022, engatando a décima alta consecutiva.

Contudo, o indicador exibiu desaceleração ante o quarto trimestre de 2022, com queda 0,8%, já que a massa salarial real do setor cresceu. Porém, os insumos típicos da construção estão em queda em relação ao ano anterior.

“A construção civil continua a enfraquecer após um longo período de crescimento consistente”, comentam economistas da XP sobre o resultado trimestral do setor.

Maio da construção

No mês passado, o setor teve desempenho positivo na Bolsa brasileira. As ações da MRV foram impulsionadas por seus resultados trimestrais e na esteira da expectativa do mercado de melhora para o setor em meio ao impulso de programas habitacionais. Principalmente, o Minha Casa, Minha Vida.

Em relatório recente, analistas do Credit Suisse comentaram que, com taxas de juros de longo prazo potencialmente diminuindo, é possível ver uma revisão para baixo no custo do patrimônio, elevando as ações de construtoras, como a MRV. Além disso, eles destacaram o cenário macroeconômico do país mais positivo.

“Vemos as operações das construtoras de baixa renda sendo impulsionadas por possíveis ajustes do programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, vemos oportunidade atrativa na microdinâmica de cada empresa também desencadeando operações. Portanto, aumentando os retornos”, observaram.

Sendo assim, MRVE3 disparou 40,0% em maio, estando entre as dez ações com o melhor desempenho do Ibovespa no mês passado. Já a Cyrela (CYRE3) avançou 25,11%, também com desempenho de destaque.

Por sua vez, a Tenda saltou 40,0%, enquanto a Eztec avançou 21,5%.

Fonte: MoneyTimes