Motivos para usar tubos de aço carbono na sua obra

Na hora de cotar os materiais que serão utilizados em sua obra, quanta atenção você dispensa para os tubos de aço carbono? Invisíveis aos olhos, estes elementos têm importante papel estrutural na construção civil e precisam ser tratados com o devido cuidado pelos responsáveis pela construção.

Aço carbono é o nome dado à composição de liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. Entre outros materiais acrescentados ao ferro gusa padrão, é o carbono em sua quantidade que irá definir a resistência final do material. O baixo carbono contém 0,30% no máximo do elemento enquanto o médio carbono fica entre 0,30 e 0,60% e o alto carbono chega a até 1,0%.

Essa característica torna esses materiais extremamente resistentes e por isso aplicáveis nas mais diversas estruturas onde a resistência e durabilidade sejam fatores chave.

Características e aplicações

Para a construção civil, ou seja, a sua obra, a especificação mais indicada é a do baixo carbono, já que o médio e o alto carbono são mais adequados para aplicações onde o metal seja o produto final como chapas automobilísticas, rodas ou ferramentas usinadas.

Os tubos de aço carbono pode ser utilizados desde as construções mais simples como casas térreas, passando por complexidades médias como sobrados, prédios comerciais de pequenos porte e chegando à obras onde há uma exigência estrutural maior e onde eles poderão realmente provar o seu valor que é na construção de prédios de grande porte como os utilizados por empresas, escolas, hospitais e até aeroportos ou estádio de futebol aonde o grande porte estrutural pode representar verdadeiros desafios de engenharia e arquitetura.

Outra vantagem em relação ao ferro é o peso menor, o que o torna importante na hora de construir grandes estruturas onde qualquer alívio na dimensões e peso final são importantes. Eles também podem ser utilizados como condutores de líquidos em locais onde o PVC não suporta devido à pressão estrutural.

Nas estruturas

Devido a sua grande capacidade estrutural, da sua resistência à deformação e a ações externas como a movimentação do solo e a ação de fatores como a umidade ou a falta dela, os tubos de aço carbono podem ser utilizados para suportar grandes estruturas, inclusive as metálicas sem o perigo de quebra ou deformação, desde que respeitados os devidos cálculos para diâmetro das peças.

Popularmente conhecidos como Metalon, os tubos de aço carbono são utilizados em fundações de casas e edifícios já que conferem a resistência necessária para vigas e chumbadores.

Eles também possuem o diferencial em relação aos tubos de aço comum em relação à precisão, pois são construídos de forma a obter um resultado final liso e sem reentrâncias, o que por si só já contribui para impedir a contaminação por outros tipos de materiais que poderiam comprometer a sua resistência.

Eles também são uma alternativa altamente eficaz para arremates em estruturas de grande porte. Dessa forma ainda são muito indicados para servirem como guias ou molduras em projetos de grande porte garantindo uma alta especificação de qualidade.

Obra limpa e dentro das especificações

No mundo atual também é preciso lembrar que a sua obra precisa obedecer às normas, por isso os tubos de aço carbono são produzidos de acordo com as mais rígidas normas de fabricação. Além do mais o formato quadrado dos Metalons permite um empilhamento apropriado para grandes quantidades, permitindo um canteiro de obras mais organizado e com menor risco de acidentes para os operários que irão trabalhar nele.

Outra preocupação moderna é com a integração com o meio ambiente e nisso os tubos de aço carbono também cumprem um bom papel já que o material é totalmente reciclável e sua fabricação não contribui com a produção de gases nocivos para o meio ambiente tornando o produto ecologicamente correto.

Fonte: Obra 24horas