Miniescavadeira hidráulica CAT 303.5 : mais desempenho e eficiência

A miniescavadeira hidráulica 303.5E2 CR da Caterpillar oferece desempenho eficiente, durabilidade e versatilidade em um projeto compacto para diversas aplicações. Os capôs e o chassi reforçados e o projeto de raio compacto da 303.5E2 permitem uma operação com conforto e confiança em áreas confinadas. A cabine do operador ganhou novo projeto que inclui um assento com suspensão de alta qualidade, apoios de braço fáceis de ajustar e controles 100% gerenciados por pressão piloto, os quais oferecem capacidade de controle eficiente e precisa.

Para melhorar ainda mais a eficiência, o Sistema Hidráulico sensível a carga tem capacidade de compartilhamento de fluxo, resultando em precisão operacional, mais desempenho e melhor controle. Outro destaque é a Marcha Lenta Automática, um sistema que permite à máquina retornar automaticamente o motor à marcha lenta quando não há demanda hidráulica por três segundos.

O equipamento também ganhou reforço no quesito versatilidade. A ampla variedade de Ferramentas de Trabalho Cat (martelos hidráulicos, brocas e polegares) torna a Miniescavadeira Cat uma máquina versátil e capaz de atender aos requisitos de qualquer local de trabalho. Já o sistema de rotação da caçamba com mais de 200 graus, sem a necessidade da troca do pino de posição, permite mais retenção de material durante o carregamento do caminhão e mais facilidade na escavação da parede plana, sem a necessidade de reposicionamento da máquina.

Quando o assunto é desempenho, a Tecnologia Inteligente da Miniescavadeira Cat oferece alta performance ao reunir informações da máquina e fornecer a potência necessária. Segundo a fabricante, isso permite a integração de um motor com mais eficiência de combustível, enquanto o desempenho da máquina é mantido. Outra característica em destaque é o Painel de Controle COMPASS.

Trata-se de um recurso padrão que permite ao operador ajustar facilmente os fluxos hidráulicos auxiliares para alcançar o melhor desempenho da ferramenta de trabalho, e também facilita a ativação da marcha lenta automática para obter mais economia de combustível. Tudo desenvolvido para que o operador utilize o sistema de segurança, garantindo a proteção de ativos valiosos com o simples toque de um botão.

A máquina também foi projetada para facilitar a manutenção. Os requisitos de serviço e manutenção convenientes incluem facilidade de acesso a pontos de verificação diária, período de 500 horas para a troca do óleo do motor e do filtro, 500 horas no intervalo de lubrificação do implemento frontal, válvula de amostra de óleo S·O·S (Scheduled Oil Sampling ou Coleta Programada de Amostra de Óleo) e longa durabilidade geral.

Todas as Miniescavadeiras Cat de 3,5 a 8 toneladas têm certificação ROPS (Rollover Protective Structure ou Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem), TOPS (Tip Over Protection Structure de Estrutura de Proteção Contra Tombamento) e Proteção Superior Nível 1. Incluem ainda o Sistema de Intertravamento Cat (retenção hidráulica), que é um acumulador hidráulico que permite que a pressão auxiliar seja liberada e retorne o equipamento a uma posição segura mesmo com o motor desligado, além do alarme sonoro de deslocamento.

Fonte: Revista Construa