Minicasa será tendência no futuro?

A moradia é uma alternativa sustentável para se viver nas grandes cidades.

Quanto espaço precisamos para viver? Há quem acredite que 20 metros são suficientes. Considerando que as cidades estão cada vez mais superlotadas e o metro quadrado, consequentemente, mais caro, as minicasas surgem como uma alternativa sustentável.

Um dos exemplos é a Cabin Spacey, projeto criado pelos arquitetos Simon Becker e Andreas Rauch. O protótipo vem para atender a demanda das pessoas que buscam um novo tipo de habitação, que privilegia a flexibilidade e o fácil acesso sobre à propriedade.

A ideia da startup é repensar o espaço urbano e criar uma “cidade sobre a cidade”. Ocupar os espaços que tem infraestrutura mas normalmente não são utilizados para moradia como os telhados dos prédios e os quintais das casas.

Com 20 m², a minicasa é projetada para duas pessoas. A cobertura externa — com painéis solares que geram energia — e as janelas são de madeira maciça, o que garante, segundo os arquitetos, uma durabilidade de 80 a 100 anos. No interior, cama, amários embutidos, banheiro e cozinha formam um ambiente multifuncional.

A Cabin Spacey terá água, eletricidade, internet e serviços como Netflix e Spotify. Será possível ainda controlar a iluminação e outros recursos da cabine com um console ou smartphone, o que ajudará a otimizar o consumo de energia.

A tecnologia também vai permitir que o morador reserve um carro ou bicicleta, horário na academia ou no spa sem precisar sair da cabine. O conceito habitacional, portanto, visa otimizar espaço e viver com um “serviço”: você pode alugar tudo o que precisa.

Por crowdfunding, a startup conseguiu arrecadar 30 mil dólares para construir a Cabin Spacey Model 0 em Berlim, na Alemanha. O objetivo é hospedar os investidores no protótipo por uma noite e assim tornar o projeto viável.

Para ser construída, a Cabin Spacey custará 50 mil euros (aproximadamente 195 mil reais) e terá garantia de 20 anos. Já existem 40 interessados para habitar uma delas. Será uma tendência para o futuro?

             INTERIOR DA CABIN SPACEY (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Fonte: Obra 24horas