Material de construção: NE detém 16% do consumo

Os brasileiros devem gastar R$ 162,5 bilhões em produtos de material de construção neste ano, um crescimento de 5% na comparação com 2017. O potencial do Nordeste neste mercado será de um consumo da ordem de 16% do total movimentado, enquanto o crescimento esperado para 2018 é menor que a média do País, ficando em 3,1%. Os números são do levantamento Pyxis Consumo Material de Construção, ferramenta do Ibope Inteligência que fez o dimensionamento desse mercado.

Por classes

A classe B será a maior consumidora, com potencial de gasto estimado de R$ 67,8 bilhões, o que representa 42% do total. Também é a classe com maior crescimento no consumo relação a 2017, com 6% ao ano. Considerando a região, a maior parte do mercado varejista de material de construção está localizado no Sudeste, que concentra 50% do potencial de consumo nacional. Além de ser um mercado de volume, também deve apresentar a maior expansão em relação a 2017, com uma expectativa estimada de 7%.

Domicílios

A pesquisa abrange apenas o potencial de consumo domiciliar, ou seja, as compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui, dentre outras, a compra de tintas e acessórios para pintura, material elétrico, hidráulico e básico. Também estão contabilizadas as ferragens, madeiras, esquadrias, portas e batentes, pisos e revestimentos, metais para banheiro, luminárias e outros produtos para construção e reforma.

O Pyxis Consumo Material de Construção reúne um conjunto de dados que abrange todos os municípios brasileiros. A ferramenta permite cálculos de desempenho da empresa dentro das áreas geográficas e grupos de produtos que o usuário especificar.

Fonte: Diário do Nordeste