Máquinas e Equipamentos é o setor com maior índice de confiança, indica CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (24) os resultados setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). De acordo com a pesquisa, os 30 setores que compõem o levantamento mantiveram a confiança no mercado durante agosto, sendo que este é o quarto mês consecutivo em que o índice fica acima dos 50 pontos em todos os segmentos (o ICEI varia de 0 a 100 pontos e a linha de corte entre a confiança e a falta de confiança dos empresários no mercado está nos 50 pontos).

O maior destaque no período ficou com o setor de Máquinas e Equipamentos, com índice de confiança de 66,6. Já Obras de Infraestrutura registrou 58,3 e Serviços Especializados para a Construção alcançou 58,5. Os três tiveram crescimento em relação ao levantamento anterior.

Para chegar aos resultados, a CNI ouviu 2.383 empresas entre os dias 2 e 11 de agosto. Desse total, 949 eram de pequeno porte, 860 de porte médio e 574 de grande porte.

Dados gerais

No último dia 11, a CNI havia divulgado os dados gerais do Índice de Confiança do Empresário Industrial de agosto. O levantamento apontou para um crescimento de 1,2 ponto em relação ao mês de julho, e chegou a 63,2 pontos. Este foi o quarto aumento consecutivo no indicador, que acumula crescimento de 9,5 pontos no período entre maio e agosto.

De acordo com a confederação, o Índice de Condições Atuais, um dos componentes do ICEI e que mostra a percepção sobre as condições nos últimos seis meses, aponta uma percepção mais positiva do estado atual da economia brasileira e das empresas.

Fonte: AECWeb