Liebherr apresenta nova pá carregadeira no Brasil

Após lançar a pá carregadeira L 586 XPower na M&T Expo 2022, nesta semana (13) a Liebherr levou a Minas Gerais o novo modelo, que passa a integrar o portfólio da empresa no Brasil.

Com peso operacional de 32.600 kg e carga de tombamento de 21.600 kg, o modelo é indicado para trabalhos em ambientes agressivos e exigentes.

Em Belo Horizonte (MG), a novidade foi apresentada com caçamba de 4 m3, indicada para movimentação de carga com densidade de 2,7 t/m3 (minério de ferro). A caçamba padrão desse porte de pá carregadeira da Liebherr é de 6 m3 (1,8 t/m3).

Desenvolvida com o sistema de translação XPower, a pá L 586 XPower promete entregar o menor consumo de combustível da categoria. Isso, segundo a fabricante, se deve ao posicionamento do motor, que reduz a necessidade de contrapeso adicional, tornando a máquina mais leve dentro da sua categoria.

Já consolidado na Europa, o sistema XPower reúne duas transmissões: hidrostática (para baixas velocidades, reversão e carregamento) e mecânica (para velocidades superiores e longas distâncias).

Como itens de segurança, o modelo traz por padrão recursos como sistema integrado de monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré e sistema de detecção de pessoas na parte traseira – incluindo assistente de frenagem. Além disso, disponibiliza como opcional a câmera skyview, que exibe na cabine uma visão 360o da área de operação.

A L 586 XPower conta ainda com balança de pesagem dinâmica de série. O peso do material movimentado pode ser visualizado diretamente pelo operador no display da cabine. Tanto a elevação e descida do implemento quanto o retorno da caçamba são automáticos e programáveis, informa a empresa.

“Vemos um grande potencial de mercado para a L 586 XPower no Brasil, seja para a operação com minério de ferro, outros minerais ou grãos”, afirma Daniel Poll, diretor comercial da Liebherr Brasil.

“O Brasil é um grande exportador de commodities e, por isso, há demanda por máquinas robustas como essa, que aumentam a capacidade de movimentação dos clientes”, ele avalia.

Fonte: RevistaMT