Lançamento de imóveis em SP encerra 2020 com alta de 380,7%

Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), apurou que 8.799 unidades residenciais novas foram comercializadas em dezembro de 2020 na capital paulista, mantendo o ritmo de retomada do setor. O valor é 103,2% maior do que o registrado no mês anterior, quando as vendas alcançaram 4.331 mil unidades, e 26,1% acima das vendas de dezembro de 2019 (6.980 unidades).

No acumulado de 2020, as vendas totalizaram 51.417 unidades comercializadas, um crescimento de 4,5% em relação ao período anterior (49.224 unidades).

Os destaques de vendas do ano foram os imóveis de 2 dormitórios, com área útil entre 35 m² e 45 m² e preços de até R$ 240 mil.

Com relação aos lançamentos de imóveis, a pesquisa apontou que a cidade de São Paulo registrou, em dezembro, o lançamento de 22.584 unidades residenciais, valor 380,7% superior ao apurado em novembro (4.698 unidades) e 77,8% maior que dezembro de 2019 (12.703 unidades).

Em 2020, os lançamentos somaram 59.978 unidades, 8,2% inferior às 65.312 unidades lançadas no mesmo período anterior.

Também foi registrado o crescimento na oferta final de imóveis. O mês de dezembro de 2020 terminou com 46.948 unidades disponíveis para venda, o equivalente a 11 meses, considerando-se a média de comercialização do ano.

EXPECTATIVA PARA 2021

A previsão do Secovi-SP para o mercado imobiliário em 2021 é de manutenção do bom desempenho, com crescimento estimado de 5% a 10% em relação aos resultados de 2020. Entretanto, a entidade afirma que esta estimativa é condicionada a alguns fatores como a manutenção da taxa de juros em patamares baixos, a retomada do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e o controle da inflação.

Fonte: AEC Web