John Deere lança pá-carregadeira com transmissão híbrido-elétrica

John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, apresenta ao mercado brasileiro a pá-carregadeira 944 X. A empresa informa que a máquina foi projetada para reduzir custos e maximizar a produtividade, para oferecer confiabilidade ao atender às necessidades dos clientes.

A pá-carregadeira 944 X vem equipada com o sistema de trem de força híbrido-elétrico E-DRIVE, que contém um motor a diesel de 13,5L, geradores e motores elétricos, resistores de freio, e redutores finais independentes acoplados a cada uma das rodas. A fabricante explica que o sistema permite que a máquina consuma menos combustível enquanto carrega mais material, e conta com uma garantia de 8 anos – ou 20 mil horas – para seus componentes.

“Em momentos como a frenagem, mudança de direção ou operação de declive do equipamento, os geradores capturam a energia cinética do movimento e transformam em energia elétrica, que será reutilizada nos motores elétricos de tração acoplados às rodas. Por esse mecanismo, a 944 X reduz o consumo de combustível em até 33% quando comparado com as pás-carregadeiras convencionais de 50 toneladas”, explica o gerente de Marketing da divisão de Construção da John Deere para a América Latina, Thomas Spana. “Além da redução do consumo de combustível, esse sistema híbrido reduz a emissão de 1.000 toneladas de CO2 durante a vida útil do equipamento”.

Outro diferencial do lançamento, está relacionado aos custos de manutenção. “Por não possuir eixos nem transmissão, a 944 X oferece ao operador um custo de manutenção preventiva 10% menor do que as pás-carregadeiras convencionais ao reduzir a quantidade de óleo e outros fluídos que precisam ser trocados regularmente” complementa Spana.

O equipamento conta também com um exclusivo sistema de controle de tração, que ajusta automaticamente, de maneira independente, o torque nas quatro rodas quando ocorre a patinagem. A funcionalidade, de acordo com a companhia, pode aumentar a vida útil dos pneus em até 50%.

“A expertise de mais de uma década da John Deere na produção de pás-carregadeiras híbridas permitiu o desenvolvimento de um equipamento de alta confiabilidade e qualidade”, completa o gerente.

A 944 X foi um dos destaques da John Deere na M&T Expo, feira realizada em São Paulo em abril, na qual também foram apresentados lançamentos nas linhas de retroescavadeiras, escavadeiras e motoniveladoras.

Conectividade

Quando o assunto é tecnologia, a John Deere informa que tem como foco a sincronia entre a gestão e os equipamentos em operações, com dados em nuvens e “conexão total” inseridos no ecossistema da companhia.

“Tudo o que já está em desenvolvimento e o cruzamento de dados colhidos pelas máquinas durante o trabalho permitem que o operador identifique oportunidades de redução de custos, de otimização da operação das máquinas e zonas de manejo, de forma segura, centralizada e a distância”, explica a fabricante.

Fonte: EAE Máquinas