JCB fecha o ano com 5,5 mil máquinas vendidas

A operação brasileira da JCB vai fechar o ano de 2022 com 5,5 mil máquinas vendidas, contando o mercado interno e as exportações. Só o Brasil vai responder por 4 mil unidades vendidas no período, enquanto os países da América Latina e os Estados Unidos são os principais mercados atendidos pelo restante das vendas. Os números foram divulgados em matéria do jornal Valor Econômico.

Segundo a empresa, o crescimento da JCB atingiu os dois dígitos, tanto no mercado interno quanto no externo – entre 30% e 35% no primeiro e 20% no segundo. Com isso, a média de crescimento da empresa vai superar 30% no ano a ano, um volume recorde para o Brasil. No total de vendas da JCB, construção responde por 35%, seguida do agronegócio (25%) e empresas de aluguel equipamentos (25%).

As expectativas da empresa para 2023 também são positivas. Ouvido pela reportagem, José Luis Gonçalves, presidente da JCB no Brasil, disse que a previsão é de um crescimento de até 10% só com base nos projetos já anunciados. A depender da política de governo, o índice pode ser maior.

Isso porque o executivo diz que o potencial do mercado brasileiro é muito maior do que o atual. Enquanto em 2022, 35 mil máquinas foram vendidas, países bem menores que o Brasil, como Alemanha e França, têm vendas na casa de 40 mil equipamentos por ano. Só os Estados Unidos compram 250 mil máquinas em doze meses.

Para suportar a demanda dos próximos anos, a empresa pretende investir R$ 120 milhões até 2024 para aumentar a produção de sua única fábrica no Brasil, localizada em Sorocaba (SP). O plano é aumentar a capacidade produtiva para 10 mil máquinas por ano, além de contratar cerca de 70 pessoas apenas para lidar com o aumento de vendas já programado para 2023.

Fonte: Brazil Equipo Show