INOVAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL – 2020

Que o desenvolvimento tecnológico crescente promovido pela humanidade influencia diversos fatores econômicos e sociais, não é novidade.
Mas você sabia que a construção civil, além de estar enfrentando uma fase crescente no país, tem sido afetada diretamente por esse desenvolvimento?
A consciência sobre a sustentabilidade, assim como outros fatores, tem gerado uma série de inovações na construção civil, e por isso escolhemos algumas promessas para 2020. Pensando nisso, confira essa lista com as principais novas tecnologias que marcarão presença neste ano:

1. Inovações na Construção Civil – Modelagem 3D (BIM)

Entre as diversas funcionalidades do BIM, está a modelagem 3D para projetos. Diferentemente da modelagem usual (planificada), este modelo trabalha com tridimensionalidade, de modo que a sua visualização seja muito mais próxima do produto final.
O BIM permite também que seja feito um planejamento interdisciplinar da obra, visto que habilita você a inserir informações do projeto elétrico, hidráulico, plantas e outros detalhes. Cada etapa da construção pode, então, ser simulada em um só lugar, economizando tempo e dinheiro.
Desta forma, todos os profissionais envolvidos – você, engenheiro(a) civil, mas também os arquitetos, fornecedores e etc. podem ter acesso a essas informações, tornando as decisões mais assertivas.
Esta dimensão do Bim é chamada 4D. Além dela, a dimensão 5D diz respeito justamente à possibilidade de utilizar a plataforma para estimar custos e fechar o orçamento de obras com eficiência e precisão.
Por isso, a tendência é que, em 2020, o BIM esteja cada vez mais presente enquanto inovação no âmbito da construção civil, em suas diversas funções e usos.

2. Drywall

A segunda das inovações na construção civil, que promete ser cada vez mais utilizada no Brasil em 2020, é o Drywall – um sistema de construção que não utiliza ou utiliza quantidades mínimas de água.
A utilização deste sistema faz parte dos esforços para construções civis cada vez mais sustentáveis ecologicamente, já que não demandam a utilização de argamassa ou outro material deste tipo.
O Drywall surgiu nos Estados Unidos e foi introduzido no Brasil em 1970. Apesar de existir no Brasil há 50 anos, por aqui ainda não é explorado todo o leque de possibilidades que o material oferece. Pode-se dizer que ainda é subutilizado.
Já tratamos sobre a sustentabilidade na construção civil em uma outra matéria, e a migração para modelos sustentáveis tem sido uma tendência crescente neste mercado. Por este motivo, consideramos as diversas utilidades do Drywall como uma forte tendência para 2020.
A placa de Drywall é composta, geralmente, por um núcleo de gesso, revestido por duas lâminas de cartão. O gesso é o responsável pela resistência à compressão, enquanto o cartão conferirá a resistência à tração. A chapa de Drywall se torna, então, resistente.
As placas de Drywall poderão ser unidas ao aço galvanizado para a composição de forros e paredes.

3. Tijolos ecológicos

Novamente na linha de impacto ambiental positivo, os tijolos ecológicos podem ter diferentes composições, e todos com o objetivo em comum de não utilização de outros materiais mais nocivos ao meio ambiente.
Entre as diferentes opções de tijolos ecológicos, estão:
– compostos de resíduos siderúrgicos;
– com raspas de pneu;
– compostos de cimento por encaixe e sem argamassa;
– materiais de desgaste de maricultura;
– e outros.
Além do benefício de uma construção civil mais sustentável mediante a diminuição dos resíduos, os tijolos ecológicos podem ocasionar outros benefícios, como o incentivo à economia local.
Você pode pensar “mas o que os tijolos ecológicos têm a ver com a economia local?”.
Nós explicamos: os tijolos convencionais têm preço geralmente menor do que as alternativas mais sustentáveis, de modo que o transporte das matérias-primas ecológicas de outros locais tornaria as opções sustentáveis menos competitivas.

Assim, a tendência é que tais materiais sejam adquiridos de fornecedores locais, criando oportunidades também locais. A economia regional se beneficia diretamente, e os empreendedores também.

Você pode também se questionar qual a razão de a sua empresa escolher os tijolos ecológicos, se eles podem significar maior custo e maior planejamento. Acontece que, a cada ano, exige-se mais das empresas de construção civil a preocupação com o meio ambiente.
O que quer dizer que a reputação da sua empresa perante fornecedores, investidores e clientes depende cada vez mais das inovações a nível de sustentabilidade que você promove. O gasto maior pode representar um investimento e tanto.
Fonte:  revistaconstrua