Inovações em produtos e serviços agitam o mercado da construção civil

Novidades em acessórios, equipamentos e soluções para o setor estarão na Concrete Show 2019, em agosto, em São Paulo (SP), única feira da América Latina dedicada às cadeias construtivas do cimento e do concreto, prepara para 2019 mais uma edição repleta de novas tecnologias para o setor. Em seu 12º ano, o evento – que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), de 14 a 16 de agosto – reserva aos profissionais do segmento as novidades de mais de 350 marcas expositoras, nacionais e internacionais, que apresentam ao mercado os mais recentes lançamentos.

Entre elas está a Fameth, empresa metalúrgica especializada no desenvolvimento de sistemas metálicos para a indústria do concreto, que leva ao evento dois de seus mais recentes produtos: o espaçador treliçado ABTC e o espaçador tipo W, também chamado de DL. É o que conta a arquiteta e urbanista da marca, Laís Soriani. “Tanto o espaçador treliçado ABTC quanto o tipo W são inovações que substituem as treliças e os caranguejos (estruturas utilizadas para a sustentação de lajes pré-moldadas) no apoio de ferragens negativas, de barras de transferências e de telas soldadas”, diz.

“Em algumas obras, por exemplo, são compradas as treliças tradicionais, que têm alturas a partir de seis centímetros. Muitas vezes, elas precisam ser pisadas ou amassadas para se chegar à dimensão especificada no projeto. Além disso, normalmente são peças que possuem seis metros de comprimento, ou seja, o manuseio não é fácil. Já o caranguejo é um pedaço de ferro que é dobrado em obra, gerando diversidade de formatos e tamanhos, fazendo com que os operários tenham que perder tempo neste processo. O espaçador ABTC, por outro lado, é fabricado com 3 a 16 cm e apresenta apenas dois metros de comprimento, enquanto o tipo W possui um metro. Ambos contam com a possibilidade de serem desenvolvidos também em alturas especiais, de acordo com o projeto. Dessa forma, não existe a necessidade de remanejo e nem de retrabalho, diminuindo os riscos de instabilida de na construção e gerando economia”, explica Soriani.

Outro destaque da Concrete Show será o portfólio de produtos da Maken Serviços, como as novas tags de identificação de matérias primas da marca, desenvolvidas em parceria com a Gomagraf, empresa especializada em etiquetas e rótulos adesivos. Uma delas é a etiqueta de reconhecimento de amostras de concreto, utilizada no processo de pós-produção do insumo.

“Todo concreto que é produzido tem alguns moldes retirados, chamados de corpos de provas, para que se possa avaliar a qualidade do material e se não há defeitos em seu desenvolvimento. Com essa nova tag de identificação, elaborada com material sintético resistente a danos, o rótulo não se desprende da amostra, auxiliando no controle do produto e levando mais segurança aos processos do setor, impedindo, por exemplo, que ocorra perda ou troca de materiais”, afirma o diretor comercial da companhia, Márcio Kenji.

Com os mesmos objetivos, a Maken apresenta ao mercado também a tag de identificação para ferragem armada, que visa contribuir para o devido registro da armação metálica em todo o período de construção, desde o recebimento do insumo na obra até o manuseio e a concretagem. “A nova tecnologia, inclusive, automatiza o processo, já que vem acompanhada com um código de barras exclusivo, que garante a inserção de todos os dados e informações dos produtos em um sistema online, que pode ser acessado a qualquer hora e lugar. Além disso, melhora a produtividade do segmento, garantindo mais confiabilidade e o perfeito andamento das obras”, conclui o executivo da empresa.

12ª Concrete Show

Data: De 14 a 16 de agosto de 2019.

Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas / Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP.

Fonte: Revista Construa