Indústria europeia de equipamentos cresceu 24% em 2021

O Relatório Econômico Anual do CECE (Committee for European Construction Equipment) mostra que a demanda por equipamentos de construção na Europa permaneceu em uma trajetória de crescimento em 2021, após uma retomada iniciada já no segundo semestre de 2020, quando o impacto da pandemia estava recuando.

A demanda se beneficiou de uma combinação de desempenhos estáveis em diferentes segmentos com as medidas de estímulo adotadas no continente, cujo potencial se desdobrou totalmente em 2021.

Por outro lado, a indústria também sofreu as mais severas interrupções da cadeia de abastecimento na história recente, em particular com a escassez de matérias-primas e componentes, assim como o escasso e caro transporte de carga.

“Nesse contexto, o aumento de 24% nas vendas em 2021 no mercado europeu é um resultado notável”, comentou Alexandre Marchetta, presidente do CECE, abrindo a Conferência de Imprensa realizada no dia 3 de março.

Segundo ele, a indústria europeia de equipamentos de construção é resiliente, como vem demonstrando nos últimos dois anos. “O aumento contínuo da demanda em nossos maiores mercados, o programa de recuperação europeu e o boom global da construção estão impulsionando nossos negócios”, disse Marchetta.

Os números certamente incluem um “efeito base” estatístico de comparação anual, com a enorme queda do primeiro período pandêmico, em 2020. No entanto, após superar a crise da Covid-19, a demanda subjacente dentro do setor permaneceu forte e está no caminho para fechar a lacuna em relação aos níveis recordes de vendas obtidos em 2007.

O ano de 2021 mostrou tendências consistentes nos subsetores, com todos os segmentos de produtos registrando crescimento nas vendas entre 22% e 30%. As máquinas para concreto tiveram o crescimento mais forte, ligeiramente acima dos níveis observados nos outros setores.

De uma perspectiva regional, os mercados mais atingidos em 2020 – particularmente Reino Unido e Espanha – tiveram os melhores desempenhos em 2021. Os mercados do sul da Europa e da CEE tiveram um crescimento acima da média nas vendas, e mesmo os mercados maduros do norte da Europa tiveram níveis de recuperação semelhantes.

Nenhum dos mercados viu uma queda nas vendas em 2021, sendo que o único mercado que experimentou crescimento de um dígito foi o mercado alemão de alto volume. A Turquia continuou sua recuperação dos níveis catastróficos de declínio observados em 2018/19, obtendo os maiores níveis de crescimento em todas as regiões do mercado europeu no ano passado.

Perspectivas – O índice do clima comercial para a indústria europeia registrou seu maior valor na pesquisa de julho de 2021 e manteve níveis extremamente altos durante o resto do ano. Nos dois primeiros meses de 2022, houve leve melhoria tanto para a situação comercial atual quanto para as expectativas de vendas futuras.

Os fabricantes europeus esperam que os estrangulamentos do lado da oferta criem menos preocupações para o resto do ano. O lado da demanda permanece claramente forte, já que todos os subsetores de equipamentos esperavam que os negócios melhorassem nos meses que antecederam o verão de 2022.

Em fevereiro deste ano, o Barômetro Empresarial do CECE destacou que mais de 50% dos fabricantes pesquisados estavam com pedidos em atraso de seis meses ou mais.

“Até agora, todas as estatísticas e pesquisas apresentadas no Relatório indicam que a indústria europeia de máquinas de construção está muito bem-posicionada”, comentou o CECE. “Mas as expectativas provavelmente serão afetadas negativamente pelas tensões atuais e pelos efeitos da guerra na Ucrânia, que ainda não podem ser estimados”, concluiu a organização.

Fonte: AECWeb