Indústria de materiais tem desempenho regular em abril

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) lançou nesta quinta-feira (4) uma nova versão do termômetro para a indústria de materiais de construção. A pesquisa com líderes da indústria indica que seus pares continuam céticos em relação aos resultados de abril. Para 5% dos entrevistados, os resultados do mês foram “normais”, enquanto 32% consideram o período “ruim”.

Durante o mês de maio, o ceticismo deve persistir, com 59% dos funcionários avaliando o desempenho como “forte” e 12% classificando-o como “fraco”. O estudo também traz dados compostos para o mês de março de 2023, o que indica um comportamento estável da indústria. Para 35% das empresas, o terceiro mês do ano deu resultado “bom”, enquanto 1% tiveram resultado “normal” e 2 % tiveram resultado “ruim”.

Os termômetros Abramat também fornecem informações sobre a utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em abril, a taxa média de utilização de energia industrial das empresas associadas foi de 71%, um aumento de 1 ponto percentual em relação a março de 2023 e uma redução de 3 pontos percentuais em relação a abril de 2022. As intenções de investimento cresceram significativamente em abril, com alta de 13 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo a expectativa de retomada dos investimentos neste ano. Referente ao ano anterior, indicador chegou a 80%.

“O termômetro mostra que a indústria de materiais de construção continua cautelosa quanto aos rumos da economia nacional”, disse o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro. “O Brasil continua sofrendo os efeitos do aumento dos juros, que ajudam a conter a inflação, mas atrapalham a recuperação econômica”, disse o executivo, que espera que o setor de materiais de construção cresça 2% neste ano.

A pesquisa completa você encontra em “abramat.org.br/indicadores-publicos”

Fonte: Divulgação