Indústria de materiais de construção acumula alta de 12,8% no ano

A mais recente edição do Índice Abramat, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, mostra que o setor registrou em outubro uma queda de 0,3% em seu faturamento na comparação com os resultados de setembro. Essa foi a quarta redução consecutiva, além disso, em relação ao mesmo mês de 2020, a baixa é de 4,2%. Elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estudo indica ainda que no acumulado do ano os números são positivos, com alta de 12,8%. Já nos últimos 12 meses, o percentual está em 13,3%.

A expectativa da associação é que o crescimento no final do ano seja de 8% — agora com viés de possível alta. Na avaliação de Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a retração nas atividades era esperada devido ao reequilíbrio do setor. “Tivemos uma retomada significativa e importante no primeiro semestre de 2021 e é natural o ajuste do mercado. Embora seja a quarta queda consecutiva, nossa previsão de crescimento deve se concretizar próximo aos 8% neste ano, ou até um pouco mais, o que é muito positivo dadas as circunstâncias”, comenta.

Navarro alerta, porém, que é fundamental acompanhar as externalidades, como a alta do preço e a disponibilidade de insumos, o câmbio e o aumento nos fretes e energia. “Mas, de maneira geral, o setor deve seguir com um crescimento estável até o final de 2021 ” comenta.

BASE X ACABAMENTO

De acordo com o Índice Abramat, em outubro de 2021 o faturamento deflacionado dos materiais básicos caiu 3,4%, enquanto os itens de acabamento tiveram queda de 5,4% em relação a outubro de 2020.

Fonte: AECWeb