Indústria da construção fomenta inserção social

A Indústria da Construção é uma das maiores responsáveis pela geração de emprego formal e de renda no País. Apesar da crise econômica nacional, são quase 2 milhões de trabalhadores no setor, que já empregou 3,4 milhões de pessoas.

Além disso, atende a um dos maiores sonhos da população, especialmente da baixa renda que é o da moradia digna, reduzindo gradativamente o déficit habitacional desse segmento.

Executa também importantes projetos na área de alfabetização dos trabalhadores nos canteiros de obras, com ações em prol do desenvolvimento humano, bem como eventos na área de responsabilidade social, como o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que promove a qualidade de vida dos seus profissionais por meio de ações de saúde, educação, lazer e cidadania tanto para os trabalhadores quanto para os seus familiares.

Estratégico para a retomada da economia nacional, o setor continua sendo um importante agente na realização de investimentos no País, que incluem a construção de infraestrutura – estradas, aeroportos, redes de esgoto – de escolas, hospitais, casas, edifícios residenciais e comerciais, indústrias, obras de manutenção e reformas.

Um novo ciclo de crescimento para ser sustentável obrigatoriamente precisará do comprometimento recíproco dos governos e da cadeia produtiva da construção em promover ações e investimentos de forma continuada.

“A equipe de governo está consciente de que o Brasil só cresce com investimento”, destaca o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

No 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro, serão detalhados todos os temas que envolvem o setor da construção ao tratar de inovação, sustentabilidade, infraestrutura, relações trabalhistas e negócios.

Promovido pela CBIC e realizado pelo Sinduscon-Rio, com a correalização da Ademi-RJ e do Seconci-Rio, o 91º Enic reunirá empresários, executivos e profissionais da construção civil e da incorporação imobiliária, dirigentes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo em âmbito nacional, estadual e municipal, além de arquitetos, especialistas brasileiros e internacionais, acadêmicos, estudantes e profissionais da imprensa.

Fonte: Revista Construa