Índice da construção civil acelera para 0,36% em maio, ante 0,27% em abril, diz IBGE

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu de 0,27% em abril para 0,36% em maio, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE. Nos últimos 12 meses, a alta chegou a 6,13%, bem abaixo dos 8,05% registrados nos doze meses imediatamente anteriores e se equiparando ao patamar pré pandemia. O acumulado no ano registrou 1,23%. Em maio do ano passado, o índice mensal foi de 2,17%.

Segundo o IBGE, o custo nacional da construção, por metro quadrado, que em abril fechou em R$ 1.693,67, passou em maio para R$ 1.699,79, sendo R$ 1.004,40 relativos aos materiais e R$ 695,39 à mão de obra.

A parcela dos materiais teve queda de 0,24% em maio, caindo 0,66 p.p. em relação a abril. Na comparação com o índice do ano anterior (1,96%), houve queda de 2,20 ponto percentual.

Já na parcela da mão de obra, a taxa de 1,24% em maio foi em parte influenciada pelo aumento no salário-mínimo e pelos acordos coletivos firmados no Maranhão, São Paulo e Distrito Federal.

O resultado sinalizou um aumento de 1,19 p.p. em relação ao mês de abril, quando foi de 0,05%. Já no comparativo anual, com maio de 2021 (2,49%), houve queda de 1,25 ponto percentual.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2023, materiais registraram alta de 0,32% e a mão de obra de 2,56%. Já no quadro do acumulado dos últimos 12 meses, o resultado foi 4,30% (materiais) e 8,86% (mão de obra).

Fonte: InfoMoney