Índice Abramat apresenta nova queda em fevereiro
A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quarta-feira (13) a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor.
O estudo indica que, em fevereiro, o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou queda de 3,6% na comparação com o mês anterior.
Na comparação com fevereiro de 2023, também houve redução de 0,4%.
Base e Acabamento – Em janeiro deste ano, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha recuado 1,6%, enquanto os materiais de acabamento apresentaram expansão de 1,6% em relação a fevereiro de 2023.
A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de janeiro de 2024.
No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 4,2% maior que o observado em janeiro de 2023, apresentando o segundo mês de alta nesta comparação.
Apesar da oscilação, a previsão para o ano é de crescimento de 2% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2023.
“A retração apresentada em fevereiro está relacionada a fatores macroeconômicos, como crédito caro e endividamento das famílias, que dificulta a retomada do varejo”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
“De todo modo, acreditamos que teremos crescimento em 2024, impulsionado por pontos positivos como as obras do PAC, do Minha Casa Minha Vida e do programa Nova Indústria Brasil, além da expectativa de novos lançamentos no mercado imobiliário”, destaca.